Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Esporões erige nicho à Senhora de Fátima
Milhares de pessoas quiseram despedir-se de Neno!

Esporões erige nicho à Senhora de Fátima

Gil Vicente está de volta daqui a dez dias

Esporões erige nicho à Senhora de Fátima

Braga

2021-05-15 às 10h14

Paula Maia Paula Maia

Junta construiu um nicho da Nossa Senhora de Fátima na Rua Nova Além do Rio, local onde há décadas a população venerava a imagem da Senhora. Projecto está integrado na primeira fase do arranjo urbanístico desta zona que estava ao abandono.

A Junta de Freguesia de Esporões inaugurou, no dia 13 de Maio, um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. O novo espaço está integrado na primeira fase do arranjo urbanístico que o executivo está a levar a cabo na Rua Nova de Além do Rio. Como explicou ao CM o presidente da junta local, o executivo decidiu, nesta primeira fase, dar corpo a uma pretensão da população local, que durante anos construiu estruturas provisórias que serviram de altar à imagem da Senhora no dia 13 de Maio. “Este é um terreno da junta de freguesia que estava abandonado à décadas e achamos por bem, nesta primeira fase, fazer este nicho, sendo que estão projectadas outras melhorias para aquele espaço”, explica João Oliveira.

Para colocação da imagem procedeu-se à limpeza do espaço, colocação de pavimento e respectiva iluminação, uma obra que rondou os 10 mil euros. “Ali fazia-se o culto a Nossa Senhora de Fátima há muitos anos e decidimos materializar, nesse mesmo espaço, uma estrutura mais duradoura”, continua o autarca, acrescentando que as próximas fases da obra incluem a criação de uma zona de lazer e uma zona desportiva para o usufruto da população local.
Já na sua fase final está também o Parque de Lazer do Loteamento das Boucinhas. Segundo o presidente da junta, dentro de um mês a população poderá usufruir de um conjunto de equipamentos como baloiços, escorregas destinados ao público infantil, mas também um conjunto de mesas para a população mais idosa e equipamentos de fitness. “Está localizado justamente ao lado dos Caminhos de Santiago (que une a freguesia de Trandeiras a Esporões), e, por isso, servirá de apoio aos peregrinos”, esclarece João Oliveira.

No dia 1 de Junho será ainda inaugurado aquele que será o primeiro grande baloiço do concelho de Braga. Ficará situado na Santa Marta das Cortiças, o ponto mais alto de Braga, e garantirá uma vista privilegiado sobre a Veiga de Penso. “Existe um pequeno baloiço no Picoto, mas com esta dimensão será o primeiro em Braga”, garante o autarca de Esporões, adiantando que o baloiço terá cerca de 4 metros de altura e será concebido com material totalmente ecológico, recorrendo-se à madeira. “Pretendemos atrair novos públicos à zona de Santa Marta das Cortiças”, diz João Oliveira, garantindo que o baloiço estará aberto durante todo o ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho