Lamas celebrou Santo António
2025-06-08 às 18h00
Municípios do distrito congregam esforços para reforçar respostas sociais e promover um território mais coeso e inclusivo
Esposende recebeu, a 15.ª reunião da Comunidade de Prática do Distrito de Braga, um grupo de trabalho que reúne representantes dos 14 municípios do distrito e interlocutoras do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, para debater desafios e estratégias na área da ação social.
O encontro, que decorreu no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do IPCA, teve como foco a reflexão sobre a inclusão das atividades socialmente úteis, no âmbito das medidas de inserção (Rendimento Social de Inserção) que devem integrar o contrato de inserção a outorgar pelos beneficiários, como forma de promover a sua integração social e comunitária.
Na sessão de abertura, a Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, deu as boas-vindas aos coordenadores e profissionais de Ação Social e expressou votos de uma partilha profícua de experiências, conhecimentos e boas práticas. Com efeito, o evento proporcionou a aprendizagem mútua e a troca de informações sobre estratégias eficazes, desafios enfrentados e soluções adotadas, promovendo uma intervenção social mais estruturada, colaborativa e eficiente. A reunião contou com a presença de representantes de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, reforçando a importância da colaboração intermunicipal para enfrentar os desafios sociais do território.
O Encontro culminou com a visita à Loja Social de Esposende, como exemplo de boa prática colaborativa da Rede Social de Esposende. Esta é uma plataforma colaborativa consubstanciada numa rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, constituindo-se um complemento à intervenção social local, que visa, sobretudo, rentabilizar os bens disponíveis e eliminar eventuais sobreposições na intervenção. A Loja Social procura dar resposta aos desafios sociais, num projeto que assenta em vários pilares – a cidadania, envolvendo as escolas e toda a comunidade, a partilha, a sustentabilidade, num contexto de economia circular, no voluntariado e na governança, desenvolvendo-se em contexto da Rede Social.
Refira-se que a Comunidade de Prática do Distrito de Braga tem tido um caráter itinerante, reunindo-se mensalmente em cada um dos concelhos para reflexão, debate e partilha de perspetivas e experiências, tendo por base temáticas/problemáticas sociais, com prevalência no território, por forma a contribuir para a melhoria da intervenção socia e estabelecer formas de harmonização e convergentes para todos os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Distrito de Braga, através do estabelecimento de pressupostos de análise e de uma linha de procedimentos comuns. De entre os temas já abordados, destacam-se as migrações, o apoio a vítimas de violência, o Regime Maior Acompanhado, os pedidos de elaboração de Relatórios Sociais pelo Ministério Público, os Programas Radar Social e Contratos Locais de Desenvolvimento Social, bem como a articulação entre organismos e serviços de atendimento social.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário