Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Esposende acolheu reunião da Comunidade de Prática do Distrito de Braga no âmbito da Ação Social
Protocolo visa requalificação e modernização da Avenida Central da Urbanização da Amorosa

Esposende acolheu reunião da Comunidade de Prática do Distrito de Braga no âmbito da Ação Social

Lamas celebrou Santo António

Esposende acolheu reunião da Comunidade de Prática do Distrito de Braga no âmbito da Ação Social

Cávado

2025-06-08 às 18h00

Redacção Redacção

Municípios do distrito congregam esforços para reforçar respostas sociais e promover um território mais coeso e inclusivo

Citação

Esposende recebeu, a 15.ª reunião da Comunidade de Prática do Distrito de Braga, um grupo de trabalho que reúne representantes dos 14 municípios do distrito e interlocutoras do Centro Distrital de Braga do Instituto da Segurança Social, para debater desafios e estratégias na área da ação social.

O encontro, que decorreu no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do IPCA, teve como foco a reflexão sobre a inclusão das atividades socialmente úteis, no âmbito das medidas de inserção (Rendimento Social de Inserção) que devem integrar o contrato de inserção a outorgar pelos beneficiários, como forma de promover a sua integração social e comunitária.

Na sessão de abertura, a Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Vilar, deu as boas-vindas aos coordenadores e profissionais de Ação Social e expressou votos de uma partilha profícua de experiências, conhecimentos e boas práticas. Com efeito, o evento proporcionou a aprendizagem mútua e a troca de informações sobre estratégias eficazes, desafios enfrentados e soluções adotadas, promovendo uma intervenção social mais estruturada, colaborativa e eficiente. A reunião contou com a presença de representantes de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, reforçando a importância da colaboração intermunicipal para enfrentar os desafios sociais do território.

O Encontro culminou com a visita à Loja Social de Esposende, como exemplo de boa prática colaborativa da Rede Social de Esposende. Esta é uma plataforma colaborativa consubstanciada numa rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, constituindo-se um complemento à intervenção social local, que visa, sobretudo, rentabilizar os bens disponíveis e eliminar eventuais sobreposições na intervenção. A Loja Social procura dar resposta aos desafios sociais, num projeto que assenta em vários pilares – a cidadania, envolvendo as escolas e toda a comunidade, a partilha, a sustentabilidade, num contexto de economia circular, no voluntariado e na governança, desenvolvendo-se em contexto da Rede Social.

Refira-se que a Comunidade de Prática do Distrito de Braga tem tido um caráter itinerante, reunindo-se mensalmente em cada um dos concelhos para reflexão, debate e partilha de perspetivas e experiências, tendo por base temáticas/problemáticas sociais, com prevalência no território, por forma a contribuir para a melhoria da intervenção socia e estabelecer formas de harmonização e convergentes para todos os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Distrito de Braga, através do estabelecimento de pressupostos de análise e de uma linha de procedimentos comuns. De entre os temas já abordados, destacam-se as migrações, o apoio a vítimas de violência, o Regime Maior Acompanhado, os pedidos de elaboração de Relatórios Sociais pelo Ministério Público, os Programas Radar Social e Contratos Locais de Desenvolvimento Social, bem como a articulação entre organismos e serviços de atendimento social.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho