Portugal decide hoje inédita passagem aos quartos, mas não depende de si...
2025-06-12 às 18h13
A contratação de nadadores-salvadores é competência dos concessionários das praias, contudo o Município de Esposende tem vindo a assegurar, custeando a expensas próprias, a vigilância das praias não concessionadas de Rio de Moinhos, Cepães e Pedrinhas.
Esposende tem já acautelado o Plano Integrado de Salvamento (PIS) das praias do concelho para a época balnear 2025, que, neste território, se inicia dentro de alguns dias.
Com um extenso e valorizado litoral, o concelho de Esposende afirma-se cada vez mais como destino de excelência para veraneantes, onde a segurança, a sustentabilidade e a qualidade da oferta balnear são fatores decisivos para a atração de visitantes. A crescente procura das praias concelhias exige uma resposta organizada, profissional e articulada entre as várias entidades com intervenção direta ou indireta na gestão da orla costeira. Neste contexto, o Município de Esposende tem vindo a assumir um papel de coordenação estratégica, garantindo que as condições de segurança, vigilância e bem-estar dos veraneantes sejam asseguradas em articulação com os concessionários de praia, as autoridades competentes e outras entidades parceiras.
A contratação de nadadores-salvadores é competência dos concessionários das praias, contudo o Município de Esposende tem vindo a assegurar, custeando a expensas próprias, a vigilância das praias não concessionadas de Rio de Moinhos, Cepães e Pedrinhas.
Em articulação com os concessionários de praia e as autoridades competentes, o Município optou, este ano, por um novo modelo de gestão, através da celebração de um protocolo de cooperação com a Associação IODO. Esta fica responsável pela implementação, gestão e execução do Plano Integrado de Salvamento (PIS) tanto das praias concessionadas, como das praias de Rio de Moinhos, Cepães e Pedrinhas, durante a época balnear, em conformidade com as orientações da Autoridade Marítima Nacional e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Enquanto representante dos concessionários das praias do concelho, esta associação assume uma função de especial relevância na dinamização, organização e qualificação dos espaços balneares. Para além do seu papel de mediação entre concessionários e entidades públicas, a IODO tem vindo a afirmar-se como um agente ativo na promoção de iniciativas de sensibilização ambiental, dinamização das praias e, sobretudo, na apresentação e gestão do Plano Integrado de Salvamento (PIS) das praias do concelho, incluindo as praias de Rio de Moinhos, Cepães e Pedrinhas.
De acordo com o protocolo, a IODO compromete-se, entre outros aspetos, a garantir a presença de nadadores-salvadores qualificados nas praias, a assegurar o funcionamento de equipamentos de salvamento e a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam a segurança, a sensibilização ambiental e a promoção de atividades culturais, desportivas e recreativas, promovendo assim a valorização da oferta balnear.
Por sua vez, o Município de Esposende assegura a comparticipação financeira de 90.000 euros para a Associação IODO, de forma a prestar o apoio logístico e financeiro necessário à execução do PIS, assegurar a articulação com os serviços municipais e demais entidades envolvidas e acompanhar a implementação das ações previstas, com o objetivo de garantir o sucesso e a segurança da época balnear 2025.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário