Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo
Eco-Escolas: Todas as Escolas de Caldas das Taipas renovam o galardão

Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo

Formação profissional é via de sucesso para muitos jovens

Esposende assina contratos programa de desenvolvimento desportivo

Desporto

2019-12-12 às 14h34

Redacção Redacção

Município assinou contratos programa de desenvolvimento desportivo com 27 associações e clubes do concelho e das onze Associações e Federações de modalidades. Apoios são para a formação dos jovens e renovação de infraestruturas.

O Município de Esposende assinou ontem Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, relativos à época 2019/20, em cerimónia realizada no salão nobre da câmara que contou com a presença de representantes das 27 associações e clubes do concelho e das onze Associações e Federações de modalidades desportivas.

“Queremos transparência nos apoios concedidos pelo Município de Esposende aos clubes do concelho. Estamos aqui para celebrar contratos programa de desenvolvimento desportivo com clubes, associações e federações das diversas modalidades, traduzido num investimento global de 290 mil euros. Porém, a aposta no desporto ultrapassa os 500 mil euros, numa visão global que envolve todas as crianças e idosos de Esposende”, enquadrou o edil Benjamim Pereira.

Além do apoio aos clubes e associações que desenvolvem a formação dos jovens atletas, o Município de Esposende continua a investir na melhoria das infraestruturas, projetando novos espaços.
Benjamim Pereira anunciou, para o próximo ano, o arranque do processo tendente à construção do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, onde serão disponibilizados diversos campos de jogos, dando resposta às muitas solicitações dos clubes do concelho. De igual modo, o projeto do Parque da Cidade entrará na sua fase decisiva, depois de ultrapassados obstáculos burocráticos, pretendendo assumir papel de destaque não só na área desportiva, com circuitos de manutenção complementares à ecovia, mas também como peça fundamental na estratégia turística e ambiental do concelho.

Para o Município de Esposende, a prática desportiva assume um importante suporte na formação integral do indivíduo, sendo reconhecido o importante e insubstituível papel dos clubes e associações, no fomento e concretização dos objetivos sociais das instituições.

“Através destes contratos programa, a autarquia assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrições, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, além dos exames médicos que não figuram nos presentes protocolos”, referiu o vereador do Desporto, Mário Rui Losa.

Recentemente, o Município distinguiu 280 atletas, de 25 modalidades, pelo seu desempenho desportivo. “Objectivo é reconhecer publicamente atletas, dirigentes, clubes, e famílias que realizam trabalho conjunto em prol do desporto, educação e da juventude do concelho”, disse.


Já o presidente da Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga, Manuel Vieira, recordou que “Esposende é o único município fora da área de ação da APD a assinar um protocolo com a associação, apesar de esta reunir atletas de toda a região”.

Licínio Santos, presidente da Associação de Patinagem do Minho enalteceu “a preocupação do Município de Esposende em apoiar os clubes” e Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga, sublinhou “o histórico de cumprimento dos protocolos que carateriza o Município de Esposende”.

Assinaram os contratos programas as seguintes federações e associações:
Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Nacional De Karaté de Portugal, a Federação Portuguesa de Taekwondo, a Federação Portuguesa de Surf, a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Futebol de Braga, a Associação de Patinagem do Minho, a Associação de Basquetebol de Braga, a Associação de Voleibol de Braga, a Associação de Badminton do Norte e a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga.

Associações e clubes de Esposende que firmaram o protocolo: Associação Cultural e Desportiva "Os Apulienses"; Associação de Karaté de Apúlia; Associação Desportiva Cultural Social de Criaz; Associação Desportiva de Esposende; Associação Juvenil Desportiva Fintas – Esposende; Bushido AK Esposende; Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro - Esposende Surf Team; Centro Social da Juventude de Mar; Centro Social Juventude Belinho; Clube de Futebol de Fão; Clube Golfe Braga ; Clube Hípico do Norte; Clube Náutico de Fão; Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro; Equivau; Forjães Sport Clube; Fórum Esposendense - Centro de Surf de Esposende; Futebol Clube de Marinhas; Gandra Futebol Clube; Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses; Grupo Desportivo de Apúlia; Hóquei Clube de Fão; Núcleo Escolar Federado Escola EB 2,3 António Correia Oliveira; Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente; Taekwondo Clube de Esposende; União Desportiva de Vila Chã.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho