Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Esposende associa-se ao combate da espécie invasora Cortaderia selloana
Empresa têxtil adapta-se para receber trabalhadores ‘especiais’

Esposende associa-se ao combate da espécie invasora Cortaderia selloana

Festival Vaudeville Rendez-Vous faz balanço positivo da sétima ediçã

Esposende associa-se ao combate da espécie invasora Cortaderia selloana

Cávado

2021-06-24 às 08h00

Redacção Redacção

Município de Esposende pretende, com a adesão à Aliança Estratégica Transnacional de luta contra Cortaderia selloana, controlar a expansão desta espécie invasora.

O Município de Esposende aderiu à Aliança Estratégica Transnacional de luta contra Cortaderia selloana. Assim, o concelho associa-se a este movimento integrado no projecto LIFE Stop Cortaderia, cujo objectivo é o controlo da expansão desta espécie exótica invasora.

Com esta adesão, o Município passa a integrar a lista pública alojada na web e a fazer parte de uma rede de entidades contra a Cortaderia, podendo utilizar o selo que confirma a adesão. Além de receber notícias acerca dos avanços sobre investigação e gestão da espécie, a autarquia tem acesso à informação, documentos de resultados e conclusões dos trabalhos levados a cabo no âmbito do LIFE STOP Cortaderia, podendo ainda solicitar aconselhamento aos técnicos do LIFE STOP Cortaderia acerca dos seus planos ou iniciativas para a luta contra esta espécie invasora.

Integrado também na estratégia de controlo da expansão da Cortaderia selloana, o Município, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai apresentar uma candidatura ao Fundo Ambiental, com vista ao combate desta espécie no concelho e, assim, cumprir um dos grandes objectivos de preservação da biodiversidade autóctone através da implementação de medidas para reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres.

Estas acções enquadram-se no cumprimento das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, designadamente no âmbito da Vida Terrestre (ODS 14), Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho