Correio do Minho

Braga,

- +
Esposende distingue no Dia do Município três cidadãos, uma associação e dois grupos folclóricos
Colocação de EcoPontas, PapaChicletes e WCão em vários locais do concelho de Guimarães

Esposende distingue no Dia do Município três cidadãos, uma associação e dois grupos folclóricos

Viana: Recuperação do património deve ter programas de financiamento comunitário próprios

Esposende distingue no Dia do Município três cidadãos, uma associação e dois grupos folclóricos

Cávado

2020-08-13 às 15h15

Redacção Redacção

A distinção ao piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida, com 40 anos, de forma trágica, após uma queda, na 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, prova em que se encontrava a participar pela 13.ª vez, é sustentada “pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação, pelo relevante contributo para o desenvolvimento desportivo e pelo que essa ação representa para o engrandecimento e prestígio do concelho de Esposende”.

A mais alta distinção do Município - a Medalha de Honra - vai ser atribuída, a título póstumo, ao piloto esposendense Paulo Gonçalves, no Dia da Cidade e do Município de Esposende, a 19 de agosto. Na Sessão Solene comemorativa, serão também agraciados com a Medalha de Mérito Municipal os cidadãos Eugénio Campos Ferreira e João Carlos Garção e a ACICE, e, com a Medalha de Mérito Cultural, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Rancho Folclórico de Fonte Boa, bem como os cinco funcionários municipais que completaram 25 anos de serviço efetivo. As distinções municipais foram aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo, realizada hoje.

A distinção ao piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida, com 40 anos, de forma trágica, após uma queda, na 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, prova em que se encontrava a participar pela 13.ª vez, é sustentada “pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação, pelo relevante contributo para o desenvolvimento desportivo e pelo que essa ação representa para o engrandecimento e prestígio do concelho de Esposende”.
Recorde-se que Paulo Gonçalves foi galardoado com a Medalha de Mérito Desportivo do Município, em 2003, e foi várias vezes distinguido na Gala de Mérito Desportivo, para além de ter sido alvo de homenagem quando alcançou o título de Campeão do Mundo de Todo o Terreno em Motociclismo, em 2013.

Natural de Esposende, Eugénio Campos Ferreira, Professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e atual Vice-reitor com as áreas de Investigação e Inovação, será agraciado “pela sua determinação, pelo seu elevado sentido de compromisso com o serviço, pelo seu interesse pelo aprofundamento do saber, pela sua capacidade de entrega aos desafios profissionais que lhe são apresentados”.
“Além de apresentar qualidades pessoais reveladoras de uma sólida formação ética e de uma extraordinária humildade, demonstra um percurso académico brilhante, uma atividade profissional vivida com elevado sentido de dedicação e de compromisso e o exercício de cargos de elevada responsabilidade são reveladores do reconhecimento das suas competências, alicerçando, sempre, no aprofundamento dos seus conhecimentos, a investigação e a inovação, o que é digno de reconhecimento público e exemplo de mérito e prestígio por parte do Município de Esposende”, sustenta a proposta aprovada.

O Sargento-Mor CM João Carlos Garção, que, entre 14 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro de 2020, foi Adjunto do Capitão do Porto de Viana do Castelo na Delegação Marítima de Esposende, será agraciado pela “pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação”. No exercício das funções da Segurança da Navegação e Domínio Público Marítimo, destaca-se a coordenação da segurança das provas desportivas realizadas no Rio Cávado e nas praias do concelho, o planeamento das épocas balneares, a realização de simulacros de salvamento na barra e marina de pescadores, os exercícios de salvamento nas praias, a excelente relação que manteve com a Comunidade Piscatória do concelho, contribuindo também para a otimização dos recursos disponíveis e na melhoria das suas condições de trabalho e de bem?estar.

Também com a Medalha de Mérito Municipal será distinguida a ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, que completou 25 anos de atividade em novembro passado e que conta atualmente com mais de 750 associados. A ACICE presta aos seus associados inúmeros serviços indispensáveis ao regular exercício das suas atividades, ajudando-os no desenvolvimento de projetos, capazes de aumentar as suas vendas, a sua capacidade produtiva e a sua capacidade exportadora. Assume também um relevante papel na comunidade, através do exercício de atividades formativas, proporcionando a toda a população uma oferta formativa em diferentes áreas, ajudando, desta forma, ao aumento de competências técnicas e dos níveis de escolaridade. Apoia, ainda, a comunidade em termos de emprego, encaminhando pessoas em situação de desemprego para as ofertas criadas pelas empresas, onde ajuda também, nos processos de recrutamento e seleção.

Com 25 anos de atividade, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Rancho Folclórico de Fonte Boa serão distinguidos com a Medalha de Mérito Cultural, devido ao inestimável papel de salvaguarda das tradições, dos usos e dos costumes do passado das comunidades locais e pelo seu contributo para a promoção do concelho, não só a nível regional, como nacional e mesmo internacional.

Estas distinções serão entregues na Sessão Solene do Dia da Cidade e do Município, que decorrerá no dia 19 de agosto, pelas 11h00, no Auditório Municipal, na qual serão também agraciados os colaboradores municipais Ivone Magalhães, Marcelo Fernandes, José António Queirós, Luís Eiras e Cândida Faria.

Na mesma sessão será entregue o Voto de Louvor, aprovado a 24 de fevereiro de 2020, em reunião de Câmara, a Rui Pedro Silva, de Fão, pela distinção como o melhor líder de tecnologias de informação e comunicação da Europa na categoria de negócio (Business to Business), nos prémios European CIO of the Year (ECOTY), da CIONET, organização internacional que agrega mais de sete mil executivos ligados ao segmento das tecnologias.

O programa comemorativo inicia-se às 9h00, com o hastear das bandeiras, na Praça do Município, seguindo-se, às 10h00, a missa solene, na Igreja Matriz de Esposende, e culminando com a Sessão Solene.

Este ano, por força das contingências derivadas da situação de pandemia, o programa festivo é mais restrito, nomeadamente no acesso às cerimónias. Contudo, para possibilitar que todos possam associar-se à festa, as cerimónias do hastear das bandeiras e da Sessão Solene serão transmitidas em direto, através da TV Esposende, no seu site, nas páginas do Facebook, no You Tube, na SAPO e na MEO em 1212 ou 680650. A Sessão Solene poderá, ainda, ser acompanhada no exterior do Auditório Municipal, através de um ecrã, que será instalado no Largo Rodrigues Sampaio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho