Correio do Minho

Braga,

Esposende empata e desce ao segundo escalão distrital
Sobreposta encerra ano letivo em ambiente de festa

Esposende empata e desce ao segundo escalão distrital

Câmara de Cabeceiras de Basto aprova projecto de recuperação de forno comunitário da Uz

Desporto

2019-05-20 às 06h00

Rui Serapicos

Cabreiros festejou manutenção na divisão Pró-Nacional da AF Braga, ao empatar ontem em Esposende. Equipa da casa precisava de vencer.

O empate sem golos, ontem no jogo Esposende-Cabreiros, a contar para a 34.ª e última ronda da Pró-Nacional da AF Braga, ditou a descida do clube da casa e permanência do visitante.
O jogo começou sob pressão para ambos os clubes, no derradeiro duelo pela manutenção: o Esposende precisava de ganhar e ao Cabreiros bastava o empate.
Com bombos a rufar e cânticos afinados, os adeptos da casa, vestidos de vermelho, animavam a equipa. De verde, os adeptos do Cabreiros seguiam o jogo em silêncio.
Os esposendenses entraram ao ataque e criaram três situações para marcar, ainda na primeira parte, mas os forasteiros foram equilibrando o jogo no meio campo.

Aos 8 minutos, assistido em passe curto junto à meia-lua da área do Cabreiros, no primeiro remate do encontro, Jerónimo atirou por cima. Mais perto do golo esteve de novo Jerónimo, aos 15 minutos, após tabela com Casal e incursão pela esquerda na área visitante, a culminar com remate cruzado, mas o guardião Malhão fechou bem o ângulo e defendeu. No ataque seguinte, assistido à direita por Didi, João Carlos atirou para fora. Atacava mais o Esposende, mas não concretizava.
O Cabreiros defendia com paciência e saía em transições, mas sem importunar Fábio. Ao fazer a recuperação defensiva, a equipa visitante recorria à falta, travando ostensivamente o contra-ataque dos da casa. Assim, a meio do primeiro tempo já dois defesas do Cabreiros tinham sido advertidos com amarelo. Mas a equipa visitante logrou quebrar o fluxo ofensivo dos da casa, impondo um equilíbrio no meio campo e travando o ataque do Esposende logo na primeira fase de construção.

Com o ímpeto atacante interrompido, a equipa da casa só aos 35 minutos voltou a rematar e, mesmo assim, de longe, pelo lateral esquerdo Bruno Santos, muito ao lado.
No reatamento, o Esposende esteve à beira de marcar. Após um canto do lado direito, Vassalo ganha junto ao primeiro poste um ressalto e emenda para a baliza mas um defesa do Cabreiros interceptou sobre a linha o remate. A equipa da casa voltou do balneário com sinal mais.
A equipa visitante reagiu, aos 52 minutos protestou grande penalidade por mão de um defesa na área do Esposende e ganhou uma sucessão de cantos que pôs em sentido de alerta o sector recuado dos visitados.
A precisar de vencer, o treinador do Esposende, André Carvalho, refrescou aos 60 minutos o ataque com a entrada de João André. Com o 0-0 a servir-lhe, o Cabreiros tinha o cronómetro a seu favor mas não deixava de procurar por sua vez golo.

Porém, Pepe, que teve boas incursões na área do Esposende, estava quase sempre pouco apoiado, pois o meio campo dos visitantes privilegiava a organização defensiva.
Aos 82 minutos, Lopes, que tinha visto na primeira parte um cartão amarelo, meteu a mão à bola, viu o segundos consequente vermelho. No correspondente livre directo, em posição frontal, Tony atirou alto demais. Face à expulsão, o Cabreiros precisou de recompor o sector recuado e abdicou do atacante Pepe, para fazer entrar Pedro Amaro. O tempo já era escasso e o Esposende não tirava proveito da superioridade numérica.
Os adeptos do Cabreiros despertaram no apoio à equipa e fizeram a festa. Por sua vez, as gentes de Esposende despediram-se da equipa, despromovida, com um aplauso.
Arbitragem regular.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.