Correio do Minho

Braga,

Esposende na vanguarda ao nível da qualidade da água distribuída pela rede de abastecimento público
‘As aventuras de D. Quixote' ilustradas por alunos de Famalicão

Esposende na vanguarda ao nível da qualidade da água distribuída pela rede de abastecimento público

Arcos de Valdevez terá um anjo para fazer visitantes voar até ao barroco

Cávado

2018-11-15 às 20h12

Redacção

A percentagem de Água Segura em Esposende é de 100%, um valor considerado de excelência, sendo este indicador mantido pela Esposende Ambiente há mais de dez anos consecutivos, o que coloca o Município na vanguarda ao nível da qualidade da água distribuída por rede de abastecimento publico.

A Esposende Ambiente continua a garantir o acesso a água de excelente qualidade à totalidade dos Esposendenses, como comprovam os dados do relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano", referente ao ano de 2017, recentemente divulgado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A percentagem de Água Segura em Esposende é de 100%, um valor considerado de excelência, sendo este indicador mantido pela Esposende Ambiente há mais de dez anos consecutivos, o que coloca o Município na vanguarda ao nível da qualidade da água distribuída por rede de abastecimento publico.

Efetivamente, a água distribuída pela Esposende Ambiente cumpre todas as normas de qualidade legais e de acordo com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde. A implementação de um Programa de Controlo da Qualidade da Água na torneira de mais de uma centena de consumidores e o controlo operacional em dezenas de pontos distribuídos ao longo da rede de abastecimento permitem garantir a excelente qualidade da água. Para além disso, a Esposende Ambiente encontra-se capacitada para lidar com os riscos associados ao abastecimento de água através de um Plano de Segurança na Água.

Com vista à garantia da qualidade da água em situação de emergência, a Esposende Ambiente está a elaborar um Plano de Comunicação para Emergência na Qualidade da Água para Consumo Humano, fundamental para garantir uma resposta eficaz na minimização do impacto de potenciais riscos para a saúde, durante e após situações de emergência.

100% Água Segura é o reflexo de um trabalho contínuo e empenhado, e sempre na vanguarda, que conta também com a colaboração da entidade multimunicipal Águas do Norte.

De acordo com a Comissão Europeia, o acesso a água de qualidade pode ajudar as famílias a economizar designadamente por via da redução do consumo de água engarrafada. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico.

Beber água da torneira é mais barato e ecológico, e é neste sentido que a Esposende Ambiente tem vindo a trabalhar, designadamente por via da adoção de medidas de incentivo ao consumo de água da rede pública de Esposende, água de excelente qualidade. Exemplos destas medidas são a instalação de fontes em locais públicos, ligadas à rede de abastecimento público e onde a água é controlada e incentivo ao consumo de água da torneira nos restaurantes e cantinas.

Os resultados da qualidade da água distribuída pela rede de abastecimento público de Esposende estão disponíveis para consulta pública na sede da empresa, bem como na página da Internet www.esposendeambiente.pt, sendo também divulgados na fatura enviada mensalmente aos utilizadores. O relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humanos 2017” está disponível on-line em www.ersar.pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.