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Esposende: Plataforma interactiva procura despertar gosto pela Matemática

Cávado

2025-01-25 às 12h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

Cerca de 3200 alunos do 1.º ao 9.º ano das escolas de Esposende vão ser abrangidos pelo projecto Hypatiamat, plataforma digital desenhada com o objectivo de despertar o gosto pela Matemática.

Citação

O projeto Hypatiamat vai abranger cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade das escolas do concelho de Esposende. Disponibilizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, a plataforma digital “dispõe de aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, que contribuirá para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendiza-gem da disciplina”, revela o Município de Esposende em comunicado.
O gosto natural dos alunos por ambientes tecnológicos é explorado através desta ferramenta digital com o intuito de “melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar a aprendizagem de matemática um prazer, sempre com o envolvimento de professores e encarregados de educação”, explica a autarquia.
A estratégia pedagógica passa pela utilização das tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas e também de competências transversais.
A nota de imprensa refere ainda que, ao nível da aprendizagem dos alunos, “a plataforma estimula o trabalho individual, possibilitando trabalhar aplicações de conteúdos e jogos sérios e outros conteúdos diversificados, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário específico matemático. O backoffice da plataforma permite uma monitorização e orientação das aprendizagens”.
Constitui igualmente um instrumento de intervenção preventiva do Projecto Sucesso para Todos, do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), da CIM do Cávado, sendo “uma prioridade estratégica no contexto educativo local, no quadro das medidas de promoção do sucesso escolar, desenhadas e implementadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, e Escola Secundária Henrique Medina”.

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