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Esposende: Projecto ´Rumo ao Sucesso´ rastreou alunos para Terapia da Fala

Cávado

2021-05-12 às 23h00

Redacção Redacção

Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar - Rumo ao Sucesso já recepcionou 270 identificações de alunos de diferentes graus de ensino, com necessidades de intervenção ao nível da Terapia da Fala. Uma intervenção nos alunos com problemáticas já detectáveis possibilitará a reversão ou atenuação dos seus efeitos.

Ao longo dos seus três anos de vigência, o Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar - Rumo ao Sucesso, em Esposende, recepcionou 270 identificações de alunos de diferentes graus de ensino, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário/Profissional, que frequentam estabelecimentos públicos de educação/ensino do concelho, com necessidades de intervenção ao nível da Terapia da Fala.

A Terapia da Fala trata da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem, bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratória, de deglutição e da voz.

Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal.

A valência de Terapia da Fala do Projecto Rumo ao Sucesso tem identificado, avaliado e intervencionado, de acordo com as áreas alvo definidas no âmbito do projecto, competências linguísticas que influenciam a aprendizagem e o desempenho na leitura e na escrita.

Ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), os professores têm vindo a reportar a existência de muitas dificuldades nas áreas de comunicação, linguagem e fala nos seus alunos, dando também nota de uma escassa resposta, na comunidade, a estas necessidades de intervenção. Neste sentido, no decurso do presente ano lectivo, foi realizado um levantamento de necessidades junto dos alunos que frequentam o 1º CEB.

Relativamente aos alunos do 1.º ano, aplicou-se o instrumento RALF – Rastreio de Linguagem e Fala a 247 alunos (87,6% dos alunos matriculados no 1.º ano) que apresentam o português europeu como língua materna. Destes, constatou-se que 87 deverão ser encaminhados para uma avaliação especializada em Terapia da Fala.

Quanto aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, obtiveram-se informações sobre o número de alunos com necessidades de acompanhamento em Terapia da Fala, através da aplicação de questionários dirigidos aos professores. As respostas obtidas indicam que, actualmente, 99 alunos beneficiariam de intervenção: 61 já se encontram em acompanhamento (dos quais 25 pelo Projecto Rumo ao Sucesso) e 38 não têm resposta a esta necessidade.

Com a realização deste estudo de levantamento de necessidades, verificou-se que, pelo menos 186 alunos do 1.º ciclo (87 do 1.º ano e 99 dos 2.º, 3.º e 4.º anos), beneficiariam com a avaliação/intervenção nesta valência.

Uma intervenção nos alunos com problemáticas já detectáveis, com carácter mais preventivo, possibilitará a reversão ou atenuação dos seus efeitos, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

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