Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Esposende: Selo atesta a qualidade exemplar da água
Estudo da UMinho aponta desequilíbrios da valorização florestal em Portugal

Esposende: Selo atesta a qualidade exemplar da água

Município de Viana do Castelo prepara Agenda para a Inovação 2030

Esposende: Selo atesta a qualidade exemplar da água

Cávado

2019-12-13 às 09h00

Redacção Redacção

ÁGUA para consumo humano no concelho de Esposende voltou a ser distinguida, pela entidade gestora, com o selo de qualidade exemplar.

A água para consumo humano no concelho de Esposende mantém qualidade exemplar, como comprova a distinção da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, recebeu o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano 2019, em resultado do cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto apertado de critérios.
Água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos são indicadores e parâmetros avaliados pela ERSAR.
A distinção pretende identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e, assim, contribuir para a melhoria dos sectores, sublinha o município esposendense em comunicado.
O selo de qualidade foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, na 14.ª Expo Conferência da Água, que está a decorrer em Lisboa.
A entrega dos selos da qualidade da água contou com a participação da secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, que transmitiu as orientações políticas do novo governo 2019-2023, destacando-se a necessária e rápida adaptação às alterações climáticas, o incentivo ao combate às perdas reais de águas e à reutilização de águas residuais.
A propósito da atribuição do selo de qualidade, a autarquia de Esposende lembra que beber água da torneira é mais barato e ecológico e a água distribuída pela empresa municipal Esposende Ambiente é 100 por cento segura.
“O controlo da qualidade não se limita a análises na torneira dos utilizadores, sendo vários os locais onde se implementam procedimentos de controlo de qualidade” aponta o município, salientando as medidas implementadas que melhoram o acesso e fomentam o consumo de água de qualidade no concelho de Esposende, como a instalação de fontes gratuitas em locais públicos.
Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.
Neste contexto, as medidas adoptadas pelo Município de Esposende são o contributo do Município de Esposende e da Esposende Ambiente para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 6 - Água Potável e Saneamento, na medida em que garantem a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável e do saneamento para todos, procurando aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho