Victor Hugo Salgado demite-se depois de notícias sobre envolvimento em violência doméstica
2018-10-23 às 10h23
O reidite é mais raro do que o ouro e que os diamantes. Este mineral só se forma em rochas que foram expostas a uma grande pressão, criada pelo impacto de materiais vindos do espaço.
Morgan Cox, estudante da Escola de Geologia e Ciências Planetárias da Universidade de Curtin, na Austrália, descobriu um mineral muito estranho dentro de uma cratera na zona oeste da Austrália.
O mineral, conhecido por reidite, é mais raro do que o ouro e os diamantes.
Este mineral só se forma em rochas que foram expostas a uma grande pressão, criada pelo impacto de materiais vindos do espaço.
O reidite começa a ser formado como um mineral comum, o zircão, e muda após a pressão gerada pelo impacto das rochas espaciais. é tão raro que só foi encontrado, até hoje, em seis crateras no nosso planeta, explica a universidade no seu site. Esta foi a primeira vez que este raríssimo mineral é encontrado na Austrália.
A descoberta do reidite ocorreu quando Morgan Cox sugeriu re-examinar amostras retiradas da cratera Woodleigh, há 17 anos.
"Voltamos a estudar estas rochas porque hoje dispomos de ferramentas mais evoluídas, do que há vinte anos. Por essa razão, foi possível encontramos partículas microscópicas do reidite", afirmou Aaron Cavosie, responsável pela pesquisa.
O investigador explicou, ainda que sempre que este mineral é encontrado "é quase por acaso".
Morgan termina o seu projecto este ano e quer fazer o doutoramento em Ciências Planetárias.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário