Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Estudantes da UMinho ‘convidados’ a dar apoio ao estudo a alunos do ensino básico
Aprovada candidatura municipal para apoio à construção do canil de Vizela

Estudantes da UMinho ‘convidados’ a dar apoio ao estudo a alunos do ensino básico

Vizela: arrancou pavimentação da ciclovia

Estudantes da UMinho ‘convidados’ a dar apoio ao estudo a alunos do ensino básico

Ensino

2020-09-26 às 08h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Estão abertas as inscrições para a 2.ª fase do projecto ‘UMSumário’ - uma iniciativa da Associação Académica da Universidade do Minho, através da qual os estudantes universitários dão apoio ao estudo aos alunos do ensino básico, onde quer que estejam.

João Rocha, 24 anos, estudante de mestrado em ‘Economia Social’ na Universidade do Minho (UMinho), foi um dos jovens que se voluntariou ao projecto ‘UMSumário’ para ajudar dois alunos nos estudos durante o 3.º período do passado ano lectivo 2019/20, quando, de repente, tiveram que ficar em casa devido à pandemia provocada pela Covid-19. O ‘UMSumário’ está de volta e traz com ele uma mão cheia de boa vontade da parte dos estudantes da UMinho que querem continuar a prestar este apoio por via digital aos alunos que precisarem, estejam onde estiverem.
O ‘UMSumário’ é mais um projecto de voluntariado desenvolvido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), lançado precisamente com o objectivo de os estudantes universitários ajudarem os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nos seus estudos, “com o objectivo de promover o sucesso escolar em fase de pandemia”, sublinhou Rui Oliveira, presidente da AAUM, apontando para o “acompanhamento personalizado” que os estudantes da academia minhota proporcionam aos alunos apoiados.
“Sentimos que podíamos auxiliar a comunidade educativa com este projecto, tínhamos estudantes disponíveis em colaborar neste projecto e vimos que esta era uma necessidade por parte dos alunos do ensino básico e daí decidimos fazer esta ligação, servindo de ponte entre os estudantes universitários que têm essa capacidade de ajudar e os alunos mais novos que precisam deste apoio em casa”, indicou Rui Oliveira.
“O objectivo destas tutorias passa por um acompanhamento individualizado e de proximidade, favorecendo a auto-estima e a confiança dos alunos, através do gosto pelo estudo e pela valorização pessoal”, sublinha a AAUM.
Em concreto, tudo é feito via plataforma ‘Zoom’. Os universitários de um lado e os alunos mais novos do outro a receber apoio ao estudo e sem qualquer custo associado. Basta querer participar.
O êxito do projecto foi tal, que a AAUM decidiu dar-lhe agora continuidade, lançando agora a segunda fase do projecto e garantindo aos alunos mais novos este apoio ao estudo. Ao todo, nesta primeira fase do ‘UMSumário’ foram dadas 290 sessões/326 horas de actividade
“Queremos mostrar que os estudantes da UMinho podem contribuir enquanto elemento da sociedade e a verdade é que muitos dos que participaram e receberam este apoio querem continuar a fazer parte deste projecto”, refere o presidente da AAUM.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho