AFVC aproveita empate da AF Braga para assumir a liderança do grupo 1
2023-06-07 às 06h00
Oitente estudantes da UMinho estão a inventariar a fauna e a flora existentes no campus de Gualtar, para criar um trilho interpretativo.
Oito dezenas de estudantes da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) estão a inventariar a fauna e a flora existentes no campus de Gualtar, para que possa ser criado um trilho interpretativo na zona do pinhal.
Acompanhados por cinco professores e um técnico, os jovens fotografam aves, insectos, plantas, répteis e pequenos mamíferos.
Em comunicado, a UMinho explica que o projecto chama-se BioCampus e possibilita “uma aprendizagem no terreno”, ao mesmo tempo que “poupa muitos recursos em sala de aula, já que não se transportam organismos para a sala, e gera-se uma motivação extra para os estudantes”, avança Fernanda Cássio, mentora da ideia e professora do Departamento de Biologia e investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental.
O projecto começou a ser desenvolvido em 2021, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada, e envolve actualmente alunos das licenciaturas de Biologia Aplicada, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, do mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Alterações Globais e, ainda, do doutoramento em Biologia Molecular e Ambiental. Os jovens têm fotografado as espécies e identificaram animais e plantas como o sobreiro, o pinheiro manso, o alecrim, a abelha carpinteira e o carvalho alvarinho, entre outros.
O projecto visa ainda a melhoria do charco que existe no campus, para atrair mais fauna, e a criação de um borboletário, eventualmente no Picoto.
10 Dezembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário