Cristiano Bacci quer Boavista “mentalmente forte” no duelo com o SC Braga
2021-12-05 às 06h00
Nos últimos anos, verifica-se uma cadência de interesse pela química, fruto da percepção pública negativa da área. No entanto, Dulce Geraldo garante que “a química existe para resolver problemas”, sendo uma área fundamental e “muito versátil”.
Nos últimos tempos, tem-se assistido a um decréscimo no número de alunos que ingressam na área do ensino. As projecções apontam para uma eventual carência de professores nos vários níveis de ensino, sendo a zona Norte aquela que se espera uma maior escassez de professores.
Relativamente à área científica da química, as perspectivas de futuro são pouco favoráveis. Assiste-se, actualmente, a uma cadência de interesse por esta área científica, tanto a nível nacional como internacional. No norte do país, este é um fenómeno muito saliente, reflectindo-se por exemplo nos apenas sete alunos que frequentam actualmente a Licenciatura de Química da Universidade do Minho.
Dulce Geraldo, professora auxiliar do departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho e ex-aluna do curso de físico - química, afirma que de facto tem se verificado um decréscimo de interesse nesta área, fruto de uma "percepção pública bastante negativa". A área da química é muitas vezes relacionada aos mais diversos problemas da sociedade, como a poluição e as mudanças climáticas. "A química é muitas vezes associada como a responsável por todo o mal", refere a Dulce Geraldo. No entanto, a professora da UMinho reitera que esta é "uma imagem muito errada da realidade". Para Dulce Geraldo, esta área científica tem potencial para "contrariar e resolver estes problemas sociais".
Para além desta percepção pública negativa, outro dos factores apontados para a falta de alunos nos cursos de Química é a associação desta área apenas à saída de ensino ou investigação. Porém, a professora da Universidade do Minho garante que esta é uma área de "grande versatilidade", existindo inúmeras saídas profissionais após a realização do curso. "Um licenciado em Química tem uma diversidade grande de saídas profissionais desde uma carreira na indústria química desenvolvendo novos produtos (…), passando por biotecnologia, gestão de resíduos perigosos, conservação de arte, ciência forense e investigação criminal, ambiente, oceanografia, empresas de prestação de serviços, de consultoria e de auditoria", refere a docente.
Analisando este cenário, a tendência de decréscimo do interesse em química vai trazer consequências futuras nas várias áreas da sociedade. Para a professora da UMinho, esta área "desempenha um papel fundamental na vida de todos, satisfazendo as necessidades de alimentação, vestuário, saúde, energia, ambiente, águas e solos limpos", acrescentando que os avanços realizados nos últimos anos pelos químicos, têm melhorado substancialmente "a qualidade de vida de diversas formas, criando novas soluções para problemas de saúde, desenvolvendo novos materiais e energias mais limpas". Para além de todas estas potencialidades, a professora refere que o ensino e a investigação, embora não sejam o único caminho, desempenham também um papel importante na área da química. "Após a conclusão da licenciatura, o ingresso no Mestrado em Ensino de Física e de Química confere habilitação profissional para a docência", explica.
As saídas são muitas, porém os candidatos aos cursos de química não reflectem esta realidade. Para Dulce Geraldo é essencial cativar os alunos para esta área e mostrar-lhe que a química é “um caminho de futuro". Com este propósito, a docente referiu que o departamento de Química da UMinho tem trabalhado no sentido de salientar a importância da área. Um dos projectos realizados nesta lógica é 'A química que nos liga', um espaço on-line, que contém vários depoimentos de ex-alunos da Licenciatura de Química da UMinho, onde revelam os seus percursos profissionais e expressam o motivo pelo qual vale a pena apostar no estudo da química.
25 Janeiro 2025
25 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário