Correio do Minho

Braga,

- +
ETAP Escola Profissional presente no Encontro Internacional Multilinguismo - Política da Língua e Estratégias na UE
Caminhada cónega com mais uma nova nota de qualidade

ETAP Escola Profissional presente no Encontro Internacional Multilinguismo - Política da Língua e Estratégias na UE

SC Braga em terceiro lugar na gtaça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato

ETAP Escola Profissional presente no Encontro Internacional Multilinguismo - Política da Língua e Estratégias na UE

Alto Minho

2022-12-08 às 20h01

Redacção Redacção

A ETAP Escola Profissional esteve presente nos dias 5 e 6 de dezembro no Encontro Internacional “Multilinguism | Política da Língua e Estratégias na União Europeia”, que decorreu na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa e foi promovido pela Agência Nacional Erasmus+.

Citação

A directora pedagógica, Dra. Angelina Presa esteve em representação da escola, aproveitando a oportunidade para aprender mais sobre um tema que ainda não está suficientemente presente no dia-a-dia das escolas profissionais: o multilinguismo!

A abertura deste encontro foi feita pela Dra. Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pela Dra. Sofia Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e pelo Dr. João Costa, Ministro da Educação.

A oportunidade de ouvir excelentes oradores sobre o tema e conhecer escolas com projetos de boas práticas nesta área, melhorará certamente a ação futura da escola.

Para além de toda a aprendizagem sobre o tema foi também possível ampliar a rede de contactos da escola com outras escolas e instituições presentes, provenientes de vários países da UE.

As intervenções dos oradores, da DGE, da DGAE, de diversas escolas básicas e secundárias e de docentes do ensino superior, permitiram compreender a necessidade da mudança e da transformação dos caminhos da educação, onde o multilinguismo, o plurilinguismo e até mesmo o translinguismo nos convocam para dar voz aos nossos alunos, dando-lhes oportunidade para comunicarem na sua língua materna em diversos contextos e para proporcionar aos alunos portugueses a oportunidade de aprenderem a comunicar noutras línguas.

No final de contas, estamos a tratar de um tema estreitamente ligado aos direitos humanos de cada um dos nossos alunos e como referiu o Ministro da Educação na sessão de abertura, "Poder falar a minha língua materna é um Direito Humano fundamental".

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho