Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Eurodeputado espera conseguir acordo para mecanismo de protecção civil

Nacional

2018-12-12 às 06h00

Redacção Redacção

União Europeia reúne hoje instituições para decidir modelo de financiamento e criação do ‘RescUE’. José Manuel Fernandes, negociador do Parlamento Europeu, recusa financiamento exclusivo através de reafectação de verbas que prejudicará políticas europeias de crescimento.

Citação

O financiamento do novo Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (MPCU) vai obrigar a uma negociação de conciliação entre representantes das instituições europeias, Parlamento Europeu, Conselho e Comissão Europeia.
No Trílogo que se realiza já hoje, o Eurodeputado José Manuel Fernandes espera conseguir um acordo que viabilize o financiamento da nova força de protecção civil europeia com a inclusão de recursos extraordinários, e não exclusivamente através da reafectação de verbas que estão destinadas a outras prioridades e políticas europeias.

“Trata-se de uma nova tarefa e um serviço que representa uma mais valia, com ganhos objectivos em termos de eficiência de meios e equipamentos, custos de funcionamento e capacidade de resposta a situações de emergência e catástrofe. Por isso, justifica-se que haja também novos recursos orçamentais para garantir o novo mecanismo”, defende José Manuel Fernandes, que integra a equipa de negociação pelo Parlamento Europeu.
Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes recusa a pretensão do Conselho em suportar a criação de um novo serviço de protecção civil – onde se destaca o ‘RescEU’ – através de uma nova alteração orçamental, que se limite a utilizar verbas já destinadas a políticas consideradas de grande importância para o futuro da Europa.
A criação do sistema ‘RescEU’ vem permitir que a UE passe a ficar dotada de uma reserva de meios próprios de protecção civil para fazer face a catástrofes em qualquer Estado-Membro, como foi o caso dos devastadores incêndios florestais do ano passado em Portugal.

A nova ‘força’ de protecção civil inclui aviões de combate a incêndios e bombas de água especiais, entre outros equipamentos. A distribuição geográfica das novas capacidades será efectivada de forma equilibrada e tendo em conta a avaliação de peritos, de modo a aumentar a sua eficácia.
A decisão sobre o seu destacamento e qualquer decisão em caso de pedidos contraditórios será tomada pela Comissão - e não pelos Estados-Membros, como acontece actualmente para as situações de recursos disponibilizados voluntariamente pelos Estados-Membros.

O mecanismo prevê ainda ajudas aos Estados-Membros para reforçarem as respetivas capacidades nacionais, financiando a adaptação, a reparação, o transporte e os custos operacionais dos recursos, para fazer face a desastres naturais da UE. Estima-se um custo de 205 milhões de euros até 2020 para reforçar os meios de resposta.
Num processo de negociação em que vários Estados-Membros desvalorizaram o interesse numa força comum de proteção civil, o Parlamento Europeu conseguiu já o reforço de uma linha de financiamento inscrita no orçamento da UE para 2019 e pretende garantir já a inclusão de novos recursos para 2020.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho