Derrota tremendamente injusta
2021-02-21 às 10h14
Vítor Espírito Santo, mestre em Engenharia Biológica e doutorado em Engenharia de Tecidos pela Universidade do Minho, está a desenvolver um projecto de produção de carne em laboratório, a partir de células e Singapura é o primeiro país a querer produtos.
Desenvolver carne a partir de células? É o que faz Vítor Espírito Santo, formado na Universidade do Minho, no projecto em que participa na Califórnia, EUA. Dirige o Departamento de Agricultura Celular na ‘Eat Just’, dedicada à carne cultivada em laboratório. Singapura foi o primeiro país a aprovar a comercialização destes produtos, entre os quais ‘nuggets de frango’, servidos em restaurante de luxo.
Vítor Espírito Santo apresentou o seu projecto nas XVI Jornadas de Engenharia Biomédica da UMinho, transmitidas online no YouTube.
“A produção intensificada de animais tem tremendas questões éticas, ambientais, de segurança, de ineficiência e implica abater milhões de animais por ano. Propomos, por isso, alterar para métodos de produção de carne menos agressivos e com a qualidade do produto semelhante”, explica o bracarense. “Acredito que este projecto saudável e sustentável vai ter um impacto significativo na população mundial a médio prazo”.
É mestre em Engenharia Biomédica (2007) e doutorado em Engenharia de Tecidos (2012) pela UMinho. Já trabalhou no Reino Unido e Japão nas áreas de biologia celular, engenharia de tecidos, bioprocessos e empreendedorismo, que o enriqueceram para o desafio actual.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário