Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Ex-presidentes de junta homenageados pela acção importante no pós-25 de Abril
Oficina dos Guerreiros do Minho arranca dia 21 de Junho

Ex-presidentes de junta homenageados pela acção importante no pós-25 de Abril

Reparação do piso da Rua Frei José Vilaça em Junho

Ex-presidentes de junta homenageados pela acção importante no pós-25 de Abril

Braga

2024-04-21 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Sessão promovida pela Associação de Ex-Presidentes de Junta das Freguesias do Concelho de Braga e pela Câmara Municipal homenageou 120 ex-autarcas eleitos depois do 25 de Abril de 1974.

Citação

A Câmara Municipal de Braga e a Associação de Ex-Presidentes de Junta das Freguesias do Concelho de Braga, homenagearam ontem os ex-autarcas das freguesias desde o as primeiras eleições após o 25 de Abril de 1974.
A cerimónia, que decorreu no GNRation, integrou as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 realizadas pelo município bracarense. Ao todo, foram homenageados cerca de 120 ex-autarcas.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga destacou a presença de homenageados de diferentes forças políticas. “Para mim, é muito gratificante ver aqui um leque alargadíssimo de pessoas que, independentemente dos seus quadrantes políticos, se entregaram de forma muito dedicada às suas funções, em contextos muito diversos. Há uma coisa que nos une enquanto autarcas, que é que o fizeram com grande dedicação e espírito de sacrifício. Só por isso já merecem a nossa homenagem”, apontou Ricardo Rio. O edil de Braga lembrou que ser presidente de junta exige uma dedicação absoluta e que o ex-autarcas tiveram “uma função transformadora, é também isso que aqui hoje se assinala. É na colaboração contínua entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia que o nosso trabalho tem de ser desenvolvido”.
O presidente da Câmara de Braga indicou que convidou Mesquita Machado a estar presente na sessão, mas o ex-autarca alegou impossibilidade por motivos pessoais.
O presidente da Associação de Ex- Presidentes de Junta das Freguesias do Concelho de Braga, José Carvalho, defendeu que os ex- autarcas contribuíram para a construção da democracia depois do 25 de Abril de 1974.
“ Os eleitos locais contribuem para a concretização da democracia. de uma forma abnegada e voluntariosa, ocupando-se da coisa pública. Fomos e somos a prova viva de que a política de proximidade é uma realidade essencial. O verdadeiro autarca está 24 horas por dia ao serviço da comunidade”, considerou José Carvalho.
O presidente da associação frisou que “ainda somos 62 freguesias” e considerou a homenagem como um reconhecimento justo.
Em breve serão lembrados os presidentes de junta de freguesia que não puderam estar presentes na homenagem, ou que já faleceram. “Será brevemente indicada a data para os homenagearmos. Os colegas que não puderam comparecer serão visitados, mas quanto aos falecidos, iremos agir de forma a que todos sejam lembrados e homenageados”, assegurou José Carvalho.
A homenagem incluiu momentos musicais com temas associados ao 25 de Abril, na voz de Adriana Moreira, acompanhada à guitarra por Artur Caldeira.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho