Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Executivo apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B 2/3 Pedro Barbosa
Marta Paço: melhorar desempenho mais do que procurar resultados

Executivo apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B 2/3 Pedro Barbosa

Esposende: Plataforma interactiva procura despertar gosto pela Matemática

Executivo apresentou projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B 2/3 Pedro Barbosa

Alto Minho

2024-12-05 às 17h00

Redacção Redacção

A apresentação, que contou com a presença de técnicos, professores, representantes dos pais e encarregados de educação e funcionários, marca o arranque de uma empreitada que irá transformar e adaptar às novas necessidades aquele estabelecimento escolar, cuja estrutura tem já trinta anos.

Citação

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa. A empreitada, financiada pelo PRR, foi adjudicada por 5,3 milhões de euros e vai, nas palavras de Luís Nobre, “ser um espaço para que todas as crianças tenham as melhores condições para preparar o seu futuro, cumprindo assim um sonho e um objetivo de toda a comunidade escolar”.
A apresentação, que contou com a presença de técnicos, professores, representantes dos pais e encarregados de educação e funcionários, marca o arranque de uma empreitada que irá transformar e adaptar às novas necessidades aquele estabelecimento escolar, cuja estrutura tem já trinta anos.
A escola, que completará em janeiro de 2025 os seus cinquenta anos de existência, irá agora receber, de acordo com a diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate, Maria das Dores Silva, “os ambientes educativos do século XXI” e cumprir um velho anseio da comunidade educativa.
Por seu lado, Manuel Vitorino, Vereador da Educação, afirmou que em causa está uma reabilitação e modernização no valor de mais de cinco milhões de euros, sendo que esta foi uma das duas escolas a ser contemplada com apoios do PRR. “Esta é uma escola que está cuidada, onde não se nota o peso dos anos graças ao trabalho de quem aqui trabalha, mas o que se pretende aqui fazer é melhorar o conforto térmico, requalificar espaços de forma a melhorar as condições desta comunidade porque a dinâmica e a alma da escola são as pessoas”, garantiu.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre frisou que o PRR apresenta uma “oportunidade para aproveitar” e que os prazos serão curtos, mas garantiu que, com o planeamento, a identificação e a vontade da comunidade educativa, será cumprida “aquela que é uma ambição e um sonho da comunidade escolar”. Luís Nobre pediu a colaboração de todos para compatibilizar os espaços e as obras, uma vez que a empreitada vai decorrer lado a lado com a normal atividade escolar, e lembrou a grande relevância que tem sido dada à educação, com as intervenções que têm sido feitas em toda a rede escolar.
A escola, atualmente com 488 alunos, 78 professores e 24 funcionários, vai ser alvo de uma remodelação cujo projeto é da autoria do arquiteto Hugo Soares. Melhorar o conforto térmico e acústico, pinturas, remodelação de todas as instalações sanitárias, substituição da rede de abastecimento de água, instalação de sistemas de segurança, cozinha/cantina, bar e a criação de três novas zonas cobertas e mais áreas verdes são algumas das melhorias previstas nesta empreitada.
A obra, com prazo de execução previsto de 450 dias, vai ao encontro das necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.
O executivo municipal já tinha apresentado, há algumas semanas, o projeto da empreitada de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo, adjudicada por um montante superior a 12,2 milhões de euros.
Esta segunda reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho