Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Fafe: Dia Nacional do Combatente e aniversário da Batalha de La Lys
Aluno da UMinho vence concurso internacional de marimba

Fafe: Dia Nacional do Combatente e aniversário da Batalha de La Lys

Monção: Município apetrecha bibliotecas escolares com novas publicações

Fafe: Dia Nacional do Combatente e aniversário da Batalha de La Lys

Vale do Ave

2010-04-08 às 06h00

Redacção Redacção

Vão ter lugar amanhã, na cidade de Fafe, as cerimónias comemorativas do 9 de Abril, Dia Nacional do Combatente e do 92.º Aniversário da Batalha de La Lys. É uma organização do Núcleo Regional de Braga da Liga dos Combatentes e da Câmara Municipal de Fafe.

O concelho de Fafe foi distinguido pelo Núcleo Regional de Braga da Liga dos Combatentes como palco oficial das cerimónias, dada a particularidade de possuir desde há muitos anos no coração urbano da cidade um monumento de homenagem aos mortos da Grande Guerra, e possuir uma profunda ligação histórica ao conflito da I Guerra Mundial através da participação de inúmeros soldados locais, a mais conhecida será a do afamado republicano major Miguel Ferreira, neste conflito que se desenrolou entre 1914 e 1918.

Major Miguel Ferreira vai ter evocação

O programa oficial das cerimónias, amanhã, integra, às 10h30, uma missa de sufrágio pelos Combatentes da I Guerra Mundial, que irá decorrer na Igreja Nova de S. José, seguindo-se às 11h30 uma sessão solene junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra (Praça 25 de Abril), onde irá intervir o presidente da Direcção do Núcleo Regional de Braga da Liga dos Combatentes, coronel João Vareta, e o presidente do Município, José Ribeiro.

O historiador local Artur Ferreira Coimbra — colaborador do Correio do Minho — evocará a figura do major Miguel Ferreira, enquanto o também historiador Daniel Bastos, falará sobre os soldados de Fafe mortos em combate, sendo descerrada uma placa oficial com o nome dos soldados de Fafe que morreram em combate.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho