Lamas celebrou Santo António
2025-06-10 às 11h35
Entre os dias 6 e 8 de junho, celebraram-se os 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro, com recriações históricas, concertos, desfiles e cerimónias solenes, que decorreram em Guimarães e Zamora.
No largo do Toural, decorreu um momento musical, conduzido pelo maestro António Victorino de Almeida, que marcou a inauguração da ‘Via Gladii’ – que identifica a ‘Rota da Espada’, um trajeto simbólico que liga Guimarães a Zamora, transportando uma réplica da espada de D. Afonso Henriques. Após este momento, a rota seguiu até à Estação Memória, em Fafe, dando início à sua estafeta até Sendim, em Miranda do Douro, para depois, no dia seguinte, a espada chegar até Zamora, em Espanha.
A partida da ‘Rota da Espada’ da Estação Memória para Miranda do Douro, contou com a presença da vereadora da Cultura do Município de Fafe, Paula Nogueira, e Abel Cardoso, da Grã Ordem Afonsina, que assistiram à partida da espada, entregue ao Vespa Clube de Guimarães, que a transportou até Miranda do Douro.
Esta iniciativa foi organizada pela Grã Ordem Afonsina, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Ayuntamiento de Zamora, a Fundación Rei Afonso Henriques, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e os Municípios de Fafe, Régua, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro.
Esta data recorda o momento de 1125 em que o infante Afonso Henriques se armou cavaleiro na antiga catedral românica de Zamora, seguindo a tradição de seu primo, Afonso VII. Este ato marcou simbolicamente o início da sua aspiração régia e a afirmação do Condado Portucalense.
15 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário