Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Fafe participou nas comemorações dos 900 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro
Amares: Requalificação do Santuário favorece coesão territorial

Fafe participou nas comemorações dos 900 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro

Lamas celebrou Santo António

Fafe participou nas comemorações dos 900 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro

Vale do Ave

2025-06-10 às 11h35

Redacção Redacção

Entre os dias 6 e 8 de junho, celebraram-se os 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro, com recriações históricas, concertos, desfiles e cerimónias solenes, que decorreram em Guimarães e Zamora.

Citação

No largo do Toural, decorreu um momento musical, conduzido pelo maestro António Victorino de Almeida, que marcou a inauguração da ‘Via Gladii’ – que identifica a ‘Rota da Espada’, um trajeto simbólico que liga Guimarães a Zamora, transportando uma réplica da espada de D. Afonso Henriques. Após este momento, a rota seguiu até à Estação Memória, em Fafe, dando início à sua estafeta até Sendim, em Miranda do Douro, para depois, no dia seguinte, a espada chegar até Zamora, em Espanha.
A partida da ‘Rota da Espada’ da Estação Memória para Miranda do Douro, contou com a presença da vereadora da Cultura do Município de Fafe, Paula Nogueira, e Abel Cardoso, da Grã Ordem Afonsina, que assistiram à partida da espada, entregue ao Vespa Clube de Guimarães, que a transportou até Miranda do Douro.
Esta iniciativa foi organizada pela Grã Ordem Afonsina, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Ayuntamiento de Zamora, a Fundación Rei Afonso Henriques, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e os Municípios de Fafe, Régua, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro.
Esta data recorda o momento de 1125 em que o infante Afonso Henriques se armou cavaleiro na antiga catedral românica de Zamora, seguindo a tradição de seu primo, Afonso VII. Este ato marcou simbolicamente o início da sua aspiração régia e a afirmação do Condado Portucalense.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho