Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão com porta de entrada na Ilha do Príncipe
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Famalicão com porta de entrada na Ilha do Príncipe

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Famalicão com porta de entrada na Ilha do Príncipe

Vale do Ave

2020-02-20 às 19h26

Redacção Redacção

Memorando de cooperação assinado hoje por Paulo Cunha e José Cardoso Cassandra

Citação

O presidente do Governo Regional do Príncipe disse hoje que o município de Vila Nova de Famalicão é “o parceiro certo” para o sucesso da estratégia de desenvolvimento da ilha.
José Cardoso Cassandra foi esta quinta-feira, 20 de fevereiro, recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha, numa cerimónia marcada pela assinatura de um memorando de cooperação que vai favorecer a criação de uma estreita colaboração entre as diferentes instituições de Famalicão e da Região Autónoma do Príncipe, sobretudo nos domínios da educação e formação, economia e empreendedorismo, cultura e sustentabilidade ambiental.
“Temos uma visão muito clara do nosso processo de desenvolvimento, assente na sustentabilidade e na conservação da biodiversidade, e olhamos para a experiência de Famalicão para nos ajudar a fazer esse caminho”, referiu hoje o presidente do Governo Regional do Príncipe, de visita a Famalicão até amanhã, sexta-feira, no âmbito da Agenda Urbana para a Internacionalização do Município.
Do programa previsto destaca-se a visita da comitiva ao departamento municipal Famalicão Made In, ao Citeve, Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e ao CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes; ao CIIES - Centro de Investigação e Inovação para o Ensino Superior e reunião com Vereador da Educação, Leonel Rocha, e às empresas Riopele e Vieira de Castro. O encontro culmina com uma visita à Casa de Camilo – Museu.
Na receção desta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão enalteceu a posição geoestratégica da Ilha do Príncipe, como “uma porta de entrada do setor empresarial famalicense no continente africano”.
Paulo Cunha apontou ainda a dimensão da sustentabilidade como uma das grandes marcas da Região Autónoma do Príncipe. “Um território que é Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO e que tem um patamar interessante de desenvolvimento é um ‘case-study’ da forma como podemos compatibilizar o desenvolvimento económico com a proteção do ambiente. Queremos evoluir também a esse nível e esta cooperação dá-nos condições únicas para isso”, referiu.  
José Cardoso Cassandra deixou ainda uma palavra aos empresários do concelho. “Queremos apostar nas pequenas indústrias de transformação para valorizarmos ainda mais os nossos produtos, como o cacau, a pimenta, a baunilha, a banana e o abacaxi. Famalicão pode-nos ajudar bastante nesta matéria e queremos contar com os empresários do concelho para olharem para o nosso mercado como um mercado com forte potencial”, disse.  
Refira-se que este encontro insere-se na Estratégia de Diplomacia Urbana de Famalicão, que tem em vista o aprofundamento de relações de cooperação institucional, económica, cultural e social com cidades e regiões, gerando parcerias profícuas entre empresas, centros de investigação, universidades e escolas, e outras instituições. Nesse sentido, Famalicão tem vindo a desenvolver contactos de cooperação com outras cidades e regiões internacionais, como é o caso da Ilha do Príncipe, a segunda maior ilha do República Democrática de São Tomé e Príncipe, verificando-se a vontade conjunta de formalização de um acordo de geminação que permita uma cooperação institucional potenciadora de novas e estimulantes oportunidades para as respetivas comunidades.
Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é, desde 2013, geminado com a Câmara Distrital de Lobata de S. Tomé e Príncipe.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho