Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Famalicão lança colecção monográfica sobre museus
Avança repavimentação da Estrada Municipal 591

Famalicão lança colecção monográfica sobre museus

10ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana premiou 12 trabalhos de estudantes vianenses

Famalicão lança colecção monográfica sobre museus

Vale do Ave

2019-11-14 às 13h00

Redacção Redacção

O IV ENCONTRO da Rede de Museus de Famalicão vai ter lugar no próximo dia 26 e durante o evento será lançada a 1.ª obra da colecção sobre o tema.

‘Definir a missão... da necessidade do desafio’ é o título do primeiro livro da colecção monográfica - ‘Ser e fazer museu no séc. XXI’, coordenada pela Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. A publicação vai ser lançada no próximo dia 26, durante o IV Encontro da Rede de Museus de Famalicão, a realizar no Museu Nacional Ferroviário de Lousado.
Destinada a profissionais de museus e público em geral, onde se partilham diversos temas da museologia no território, a publicação é bilingue e adaptada para linguagem clara, estará disponível em versão impressa e acessível gratuitamente online e vai ser apresentada pelo técnico especialista no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural - Ministério da Cultura, Joaquim Jorge.
O que é um Museu no XXI? Quais são os seus desafios? O que procura o seu público? Como responde às demandas da contemporaneidade, da tecnologia, da globalização? Estas são algumas das questões a que se pretende dar resposta durante este IV Encontro da Rede de Museus de Famalicão.
O encontro decorre a partir das 14.30 horas, arranca com o debate ‘Ser Museu no século XXI’ e culmina com a apresentação do livro. Embora de entrada livre, a inciativa está sujeita a inscrição prévia através do mail rededemuseus@famalicao.pt.
No debate sobre os grandes desafios que se colocam aos museus, a investigadora da Universidade de Évora, Ana Carvalho, a responsável da Direcção-Geral do Património Cultural, Clara Camacho, a representante do Mapa das Ideias, Inês Câmara e a museóloga Rita Pires dos Santos irão reflectir sobre a nova definição de museu proposta pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus). A conversa será moderada por Maria Vlachou da Associação Acesso Cultura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho