Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Famalicão apresenta-se no Portugal Smart Cities Summit
Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Famalicão apresenta-se no Portugal Smart Cities Summit

Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Famalicão apresenta-se no Portugal Smart Cities Summit

Vale do Ave

2019-05-21 às 22h01

Redacção Redacção

Maior evento relacionado com smart cities decorre de 21 a 23 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa

Citação

O município de Vila Nova de Famalicão está a participar no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes, que decorre até quinta-feira, 23 de maio, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
 
Com nova localização, mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspetiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projectos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.
 
“O Futuro Passa Aqui” é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objetivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.
 
No evento, o município de Famalicão apresenta a sua ideia de “Famalicão Smart, uma cidade sustentável”, demonstrando a sua concessão de cidade inteligente, espelhada no traçado de uma linha de metro, simbolizando a interação e cooperação de todas as áreas de intervenção municipais no objetivo comum de tornar Famalicão cada vez mais Smart e sustentável. A participação do município conta também com a parceria de três empresas municipais, Partteam, FamaSete e Centi.
 
Refira-se que o município famalicense está em pleno processo de transformação para uma Smart City, não só aproveitando cada vez mais os recursos tecnológicos que facilitam uma maior interação e informação entre a instituição pública e os cidadãos, mas também adotando medidas de fomento de defesa ambiental e de diminuição da pegada ecológica, nomeadamente ao nível do crescimento e desenvolvimento de projetos da economia circular.
 
Neste contexto a Câmara Municipal celebrou com a NOS uma parceria de cooperação com o objetivo de afirmar o município no mapa das Smart Cities, potenciando a sustentabilidade energética e ambiental, bem como a inovação urbana de infraestruturas, serviços e recursos da autarquia. Através desta parceria, será criado um Smart Center Famalicão com a disponibilização de informação atualizada 0e permanente sobre as mais diversas ocorrências do espaço público o que permitirá gerir a cidade de uma forma mais eficiente, mantendo os famalicenses mais informados sobre as diversas ocorrências, inclusivamente com o seu contributo.
Em 2018, o Portugal Smart Cities Summit realizado no Centro de Congressos de Lisboa, reuniu 7000 visitantes, 192 expositores, 70 startups e 17 municípios, e a premissa da edição de 2019, com nova localização na FIL - Feira Internacional de Lisboa - passa por um aumento não só quantitativo como também qualitativo, com a presença de oradores de renome a nível internacional no que toca a tecnologias, mobilidade, e desenvolvimento e investigação da rede constituinte das smart cities e conferências de debate sobre os temas mais relevantes da actualidade quando se pensa em cidades inteligentes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho