Diogo Jota: “Dupla jornada pode ser decisiva”
2024-09-13 às 06h00
A maior parte do investimento previsto para este ano lectivo corresponde à remodelação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no valor de 20 milhões de euros. A despesa com os assistentes operacionais é de 23,3 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Famalicão vai investir, durante o ano lectivo de 2024/2025, 47,3 milhões de euros no sector da educação. O número foi revelado pelo vereador do pelouro da Educação, Augusto Lima, na sessão de apresentação do ano lectivo que ontem decorreu na Escola Secundária D.Sancho I.
No encontro participou também Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O edil famalicense garantiu que o investimento feito no sector da educação visa a democratização do sistema.
“Eu quero que em Famalicão, independentemente da freguesia, haja igual qualidade do sistema educativo. As boas condições das escolas e do ensino têm de estar democratizadas”, considerou Mário Passos.
As boas condições de ensino exigem escolas remodeladas e, neste aspecto, Mário Passos identificou como o principal desafio, a remodelação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. O investimento ronda os 20 milhões de euros.
“ É um grande desafio, de cerca de 20 milhões de euros, dos quais 10 milhões de euros estão neste orçamento e a outra parte será para o ano lectivo seguinte. Esta obra também é importante porque se faz justiça. A Parque Escolar deixou para trás a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado”, disse Mário Passos. As obras devem começar até ao Natal deste ano.
No que diz respeito aos recursos humanos, Mário Passos, explicou que não há professores em falta nas escolas do ensino básico do concelho. “Quero dar nota que felizmente em Famalicão nós não padecemos desse mal, que é a falta de professores nas nossas escolas”, garantiu o edil famalicense.
No tocante aos assistentes operacionais, sob responsabilidade do município, vão ser feitas mais 50 contratações este ano lectivo.
“Incrementamos em número de 50 os assistentes operacionais, por forma a fazerem face às necessidades dos agrupamentos”, afirmou Mário Passos.
Este ano estão no activo 626 assistentes operacionais. O investimento em recursos humanos é de 13,3 milhões de euros.
O vereador da Educação anunciou ainda a remodelação da Escola Básica do Primeiro Ciclo Senador Sousa Fernandes e da Escola Básica de Seide, a entrada em funcionamento do novo Jardim de Infância de Delães e do Centro Escolar de Brufe. No total estão disponíveis 71 jardins de infância, 51 escolas do primeiro ciclo e 17 escolas do segundo e terceiro cíclos.
As Actividades Extracurriculares (AEC’s) vão contar com a colaboração de 100 técnicos superiores com contratos a termo certo.
No concelho existem, actualmente, 18.320 alunos, sendo que 3569 frequentam o ensino pré- -escolar, 4826 estão no primeiro cíclo, 5706 no segundo e terceiro cíclos e 4219 assistem às aulas do ensino secundário.
Os números levaram o vereador da Educação a frisar que foi “o maior investimento de sempre no sector’ e espelham a grande procura das escolas do concelho.
“Aquilo que estamos a sentir é que o pré-escolar e o primeiro cíclo estão a ter mais procura. Por causa disso vamos fazer, este ano lectivo, uma revisão da Carte Educativa”, indicou Augusto Lima.
As refeições escolares representam, no ano lectivo de 2024/2025, um investimento de 4,3 milhões de euros. A gestão de edifícios e equipamentos conta com um orçamento de 3,1 milhões de euros. Aos transportes escolares estão reservado cerca de 600 mil euros.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário