Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Famalicão: Calendário ganha novo ponto de encontro
‘Cadastro simplicado’ identifica território de Caminha

Famalicão: Calendário ganha novo ponto de encontro

Synergia recebe apoio camarário para Centro de Educação Ambiental

Vale do Ave

2018-10-22 às 17h01

Redacção

Praceta de Rorigo é agora um novo espaço de lazer e de homenagem ao ex-combatente

A freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão, tem desde o passado sábado, 20 de outubro, um novo espaço de lazer. A Praceta de Rorigo foi requalificada, está agora mais bonita e apta para ser, daqui para a frente, o palco de muitas atividades promovidas na freguesia.
A nova praça, inaugurada este fim-de-semana pelo presidente da Câmara Municipal, é também ela uma homenagem aos ex-combatentes, respondendo assim a um anseio antigo da comunidade em ter um espaço na freguesia para recordar todos aqueles que serviram Portugal no período da Guerra Colonial.
Uma combinação de valências e de fatores que, na opinião de Paulo Cunha, torna este espaço perfeito. “Perfeito pela simbologia, pelo enquadramento, pela localização, por todos os elementos que o compõem e, acima de tudo, por tudo aquilo que permite fazer no futuro”, explicou.
“Este espaço consegue ser uma referência forte tanto para o passado, como para o futuro. Para o passado, pela memória que traz daqueles que combateram na Guerra do Ultramar, e para o futuro, não só pela memória que permite desse momento da nossa história, mas também por outras realizações que permite. É uma praça, um ponto de encontro, um espaço de formação de cidadania e de fortalecimento de laços entre os vários atores da comunidade”, acrescentou o edil.  
A presidente da Junta de Freguesia fala num espaço de história e de lazer. “Não queremos que este seja apenas um local de cruzamento de carros. Queremos que as pessoas passem e fiquem por cá”, disse.
Sobre a obra, Estela Veloso explicou ainda que na execução do projeto, da autoria do arquiteto Manuel Afonso, tudo foi tido em conta de forma a evidenciar e a resumir alguns aspetos da história da Guerra Colonial, desde logo através da representação de um Pelotão de Soldados, de um mapa mundo com referência para os países envolvidos no conflito, de uma Rosa dos Ventos e da Cruz da Ordem de Cristo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.