Vila Verde: Obras de alargamento da rede em Mós e Gondiães
2020-07-13 às 17h17
Ação da Casa das Artes e da CMT para todo o concelho
São dezenas os Orizuros que a ação FAMALICÃO CIDADE ORIZURO já conseguiu ver feitos até agora. Na sua maioria, os pássaros de papel têm nascido das mãos de muitas crianças que frequentam os jardins de infância famalicenses e outros alunos de escolas e instituições.
Tudo conta para criar um Orizuro, um pássaro de papel criado a partir da técnica de dobragem origami e que na cultura tradicional do Japão são símbolo de felicidade e paz.
Nestes tempos de pandemia e de uma crise económica, mas também de valores humanos fundamentais, a ação FAMALICÃO CIDADE ORIZURO quer dar um contributo e ser um alerta desta cidade para toda a região e país.
Pode parecer complicado, mas quem quiser construir um orizuro só tem de seguir, passo a passo, as instruções disponibilizadas nos vídeos publicados na página do Facebook, Instagram ou YouTube da Casa das Artes de Famalicão,
Se uma criança de 5 anos consegue dobrar uma folha de papel até a transformar num Orizuro, qualquer pessoa também o consegue. Faz um a seguir as instruções. Faz um segundo para tirar dúvidas. Ao terceiro já consegues fazer e ensinar outros a fazer.
O desafio é que façam muitos Orizuros, numa atividade que junte as famílias neste período de férias escolares. São também convidadas a juntar-se a este movimento todas as instituições sociais e os seus utentes.
Depois, os bandos devem ser colocados junto do arco-íris que muitas famílias e instituições têm já afixados desde o início da pandemia.
Tirem fotos às vossas criações e enviem para o email: casadasartes@famalicao.pt para poderem ser mostradas a todos.
Depois, será organizada uma entrega/recolha dos Orizuros nascidos em todo o concelho e serão colocados nos espaços verdes da cidade. Por isso, quantos mais Orizuros forem feitos, mais Famalicão se poderá manifestar como Cidade Orizuro.
É este o desafio e tu não vais ficar de fora!
Famalicão Cidade Orizuro é uma ação envolvente do projeto “Orizuro” que há vários anos a Casa das Artes de Famalicão, em coprodução com a Companhia de Música Teatral (CMT), desenvolve. Assim é também cumprida a missão da Casa das Artes de fomento à criação artística, do apoio aos artistas e do envolvimento da comunidade, concretamente, través do programa Casa das Artes Envolvente.
16 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário