Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Famalicão equipa dez infraestruturas municipais com desfibrilhadores automáticos
Póvoa de Lanhoso renovou galardão de Município Amigo do Desporto

Famalicão equipa dez infraestruturas municipais com desfibrilhadores automáticos

Fronteira da Madalena reaberta em regime controlado

Famalicão equipa dez infraestruturas municipais com desfibrilhadores automáticos

Vale do Ave

2021-01-14 às 16h16

Redacção Redacção

Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa implicou um investimento de 15 mil euros e formação a cerca de meia centena de colaboradores

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão adquiriu recentemente dez desfibrilhadores automáticos, para equipar diversos polos desportivos e culturais do concelho, nomeadamente aqueles com maior afluência de munícipes.

A aquisição deste equipamento insere-se no Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) implementado pelo município e licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Para já o programa implicou um investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, envolvendo cerca de meia centena de colaboradores municipais em formação especifica. A formação foi concretizada pela CESPU e a certificação foi atribuída pelo INEM.

Refira-se que os desfibrilhadores são dispositivos portáteis que permitem, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque elétrico, podendo salvar vidas.

Os dez desfibrilhadores foram colocados no Pavilhão das Lameiras, no Pavilhão Municipal de Delães, no Pavilhão Municipal Terras de Vermoim, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão; nas Piscinas Municipais de Vila Nova de Famalicão; nas Piscinas Municipais de Ribeirão; nas Piscinas Municipais de Oliveira S. Mateus; nas Piscinas Municipais de Joane; na Casa das Artes e no Parque da Devesa.

Recorde-se que a Câmara Municipal tinha já adquirido em 2018 um desfibrilhador automático para equipar o Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão providenciado também a formação para seis colaboradores, com certificação atribuída pelo INEM. Aquando deste processo o município fez ainda a oferta de um desfibrilhador automático externo e armário para a Academia do Futebol Clube de Famalicão, atendendo ao grande número de jovens que frequentam esta infraestrutura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho