Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Famalicão: Fuga de cloro mobilizou duas corporações de bombeiros
Adega Cultural recebe Gala?Namorar Portugal

Famalicão: Fuga de cloro mobilizou duas corporações de bombeiros

Qualidade e tradição na Doçaria Cruz de Pedra

Famalicão: Fuga de cloro mobilizou duas corporações de bombeiros

Casos do Dia

2025-01-21 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Avaria numa válvula de um tanque com cerca de 800 a 900 litros de cloro causou fuga para a atmosfera. A direcção do vento impediu que vizinhos da fábrica fossem afectados.

Citação

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Famalicenses foram accionados, ontem ao fim da manhã, para estancar uma fuga de cloro num tanque pertencente a uma fábrica desactivada na freguesia de Fradelos.
O incidente não causou vítimas porque o vento direccionou os vapores do cloro para uma área de campos existente junto à fábrica.
“À nossa chegada verificámos que a fuga de cloro estava bastante activa. Felizmente o vento encaminhou a fuga para longe das habitações”, indicou Rui Santos, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Famalicão.
As únicas ‘vítimas’ foram uns cães que estavam numa casa vizinha. “Os animais apresentavam alguns sintomas de intoxicação e foram assistidos pelo Centro de Recolha Animal de Famalicão. Não foram registadas vítimas humanas”, acrescentou Rui Santos.
Uma fonte do Comando Sub-Regional do Ave da Protecção Civil revelou ainda que duas pessoas foram retiradas do local.
Os bombeiros tiveram de chamar uma empresa especializada de Estarreja para reparar a válvula. A mesma empresa vai proceder hoje à retirada do tanque, com o acompanhamento da Protecção Civil Municipal.
“O depósito já não representa qualquer perigo para a população, pelo que a retirada vai ser acompanhada só pela Protecção Civil Municipal e pela GNR. O depósito tem capacidade para 1500 litros, mas só tem entre 800 a 900 litros dentro”, revelou Rui Santos.
O alerta foi dado às 11.48 horas e no local estiveram 23 operacionais e oito viaturas das duas corporações de bombeiros de Famalicão, a Protecção Civil Municipal e da GNR, além de elementos do Centro de Recolha Animal de Famalicão.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho