SC Braga: democracia do golo reforça valia do colectivo
2025-03-25 às 06h00
Alunos da Escola Básica de Joane estão envolvidos em campanha pela preservação da águia imperial ibérica, espécie ameaçada. Ministro Nuno Melo veio dar apoio à iniciativa.
O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, apadrinhou ontem a campanha de cidadania pela preservação da águia imperial ibérica, desenvolvida por alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de Joane, no âmbito do clube Eco-Escolas.
Na sua terra natal, o governante destacou a evolução positiva em termos de consciência ambiental por parte dos jovens portugueses, recordando que, no seu tempo de adolescência, altura em que os principais brinquedos eram uma bicicleta e uma espingarda de pressão de ar, “não se viam muitas espécies que hoje existem no Minho”.
Apontando para os alunos envolvidos na campanha de preservação da águia imperial ibérica, considerada vulnerável na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, Nuno Melo garantiu que “estes jovens acrescentam muito em relação ao que nós fomos”, defendendo que, na actualidade, “quem se dedica à política não pode ficar indiferente às questões do ambiente”.
Um dos alunos da turma EBJ4A da Escola Básica de Joane pediu ontem ao ministro da Defesa Nacional “ajuda para preservar a salvar um animal muito especial” como é a águia imperial ibérica, porque “a Defesa não é só proteger as pessoas, mas também os animais e a natureza”.
A águia imperarial ibérica é apontada como a ave de rapina mais ameaçada da Europa e uma das espécies mais sensíveis às perturbações provocadas pelo homem.
Ontem, os alunos da Escola Básica de Joane explicaram que a crescente urbanização. as estruturas eléctricas e a escassez de presas algumas das ameaças a esta espécie endémica, defendendo que uma atenção e acção bem planeadas podem conduzir ao fim do actual perigo desta ave no nosso território.
O ministro Nuno Melo foi recebido ontem de manhã, na Escola Básica de Joane, com uma ‘manifestação’ dos alunos envolvidos na campanha de preservação da águia imperial ibérica, que entoaram a palavra de ordem ‘Sem acção, o voo torna-se silêncio’.
Para além da apresentação da campanha de sensibilização para a preservação da águia imperial ibérica, na qual os alunos da Escóla Básica de Joane querem envolver a comunidade local e, de forma particular, os caçadores, o ministro da Defesa Nacional participou, ontem também, na plantação de uma árvore autóctone, símbolo também do compromisso daquela comunidade educativa famalicense com os valores da sustentabilidade e a preservação da natureza.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário