Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Famalicão prepara-se para a grande noite das Antoninas
O papel decisivo da Europa na aproximação à Eurorregião no centro do debate

Famalicão prepara-se para a grande noite das Antoninas

Barcelos debate serviços de energia e comunicações eletrónicas

Famalicão prepara-se para a grande noite das Antoninas

Vale do Ave

2019-06-11 às 19h10

Redacção Redacção

  Marchas Antoninas saem amanhã à noite para a rua, abrilhantadas por cerca de 900 marchantes.

Vila Nova de Famalicão vive esta quarta-feira uma das maiores noites do ano, com as tão aguardadas Marchas Antoninas, numa saudável competição entre oito associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense.

O cortejo sai para a rua amanhã à noite, depois de meses e meses de muito empenho e dedicação, num dos momentos mais emblemáticos das Festas Antoninas, que arrancaram na passada sexta-feira e animam a cidade até esta quinta-feira.  

“Júlio Brandão e Vila Nova” foi o tema escolhido para as marchas populares deste ano, abrilhantadas por cerca de 900 marchantes.

O desfile arranca às 21 horas, na Avenida de França, em direção aos Paços do Concelho, atravessando as ruas que percorrem o centro da cidade em interação permanente com a multidão.

Os Paços do Concelho voltam a ser um cenário de sonho para a noite das grandiosas Marchas: um palco rodeado com bancadas para cerca de duas mil pessoas servirá de base para a apresentação de cada uma das marchas, que têm entre 4 a 8 minutos para mostrar ao público e ao júri a originalidade e criatividade da coreografia, arcos, música, letra, guarda-roupa e popularidade.  
 
O júri das marchas é constituído por cinco elementos convidados pelo município: um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurinista.

Para além dos lugares do pódio, serão ainda atribuídos os prémios de “Melhor Música”, “Melhor Letra”, “Melhor Coreografia”, “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhores Arcos” e “Marcha Mais Popular”.
O anúncio da classificação e dos vencedores será conhecido ao longo da própria noite através do envio da ata do júri às marchas participantes. Na mesma altura, o município utilizará as suas plataformas comunicativas para anunciar a classificação.

Para a noite de quinta-feira, feriado municipal, está marcada a entrega dos prémios às marchas, na habitual sessão de encerramento das Festas Antoninas que decorrerá no Parque da Devesa, a partir das 21.30 horas.

Refira-se ainda que as Marchas Antoninas serão novamente transmitidas em direto para todo o mundo através do site e facebook do Município, em www.famalicao.pt e www.facebook.com/municipiodevnfamalicao.
 
Marchas Participantes  
Associação Recreativa e Cultural São Pedro de Riba D’Ave
Associação Unidos de Avidos
Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe
Ribeirão Musical – Sociedade Artística e Musical
União de Freguesias de Gondifelos/Cavalões e Outiz
Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte (Carreira)
Associação Recreativa e Cultural de Antas
Clube Recreativo Amigos de Vilarinho

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.