Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Famalicão: “Uma valiosa ajuda na gestão de um território inteligente”
Hugo Oliveira quer jogar “olhos nos olhos” com o FC Porto

Famalicão: “Uma valiosa ajuda na gestão de um território inteligente”

Judiciária detém suspeito de matar estudante junto ao Bar Académico

Famalicão: “Uma valiosa ajuda na gestão de um território inteligente”

Vale do Ave

2025-03-18 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

O Observatório de Famalicão foi apresentado ontem na presença do secretário de Estado da Modernização Administrativa. A ferramenta prima pela transparência e promete maior eficiência.

Citação

O Observatório de Famalicão foi apresentado ontem numa sessão que contou com o secretário de Estado da Modernização Administrativa e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva. Esta ferramenta de conhecimento do território e da actividade municipal vem servir de base ao processo de tomada de decisão, e foi desenvolvida com o intuito de “apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas e ajustadas, aumentando a eficácia da gestão e promovendo a transparência”, sublinhou o autarca Mário Passos.
A sessão, que teve lugar ao início da tarde de ontem, na Casa do Território, veio dar a conhecer o Observatório de Famalicão, um instrumento de gestão territorial desenvolvido no âmbito do projecto B-Smart Famalicão. Trata-se de uma ferramenta de conhecimento do território, mas também da actividade da câmara municipal e da própria dinâmica pública e privada do concelho, permitindo que cidadãos, associações e empresas utilizem os dados para suporte às suas actividades.
A apresentação do Observatório esteve a cargo de Vítor Moreira, director municipal, que descreve a ferramenta como “um local onde procuramos sistematizar toda a informação que existe sobre o território em todas as áreas de acção do município. É, no fundo, um ponto de observação onde cada um pode ver o que é o território nas mais diversas perspectivas”, disse.
“Chegámos a um estágio de desenvolvimento social e económico em Famalicão muito elevado”, notou o presidente do município, justificando a aposta no Observatório de Famalicão como “uma valiosa ajuda na gestão de um território inteligente”.
Nas palavras de Mário Passos, “esta ferramenta dá-nos acesso a dados e informações que nos permitem melhorar a eficiência na gestão, adequando as políticas públicas às várias áreas de intervenção. O que pretendemos é que haja uma redução do tempo entre o momento da decisão e o tempo de implementação das medidas e das políticas, para que as pessoas beneficiem mais rapidamente daquilo que fazemos. Tudo isto acontece numa lógica de co-governação ou co-gestão. O Observatório de Famalicão é um verdadeiro centro de recolha de dados, que vai ser muito importante para que consigamos fazer mais e melhor”, vincou.
Para o secretário de Estado, o Observatório de Famalicão prima pela “transparência”, e afirma-se como “um passo muito importante e promissor no âmbito da administração e da digitalização”. Alberto Rodrigues da Silva apontou a inovação e a tecnologia como “pilares essenciais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e aumentar a competitividade das empresas”.
O governante fez referência à Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, a qual visa “transformar dados em acção, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho