Braga: Secular Festa do Zirra-Zirra reuniu comunidade em torno da fé
2025-03-27 às 06h00
Dia 1 de Abril os municípios de Famalicão, Trofa e Santo Tirso passam a estar interligados por uma nova rede de transporte rodoviário. A Mobiave tem 90 linhas, servidas por mais de 100 autocarros.
O concelho de Vila Nova de Famalicão dispõe, a partir do dia 1 de Abril, de um novo serviço de transporte rodoviário de passageiros. O ‘Mobiave’, ontem apresentado no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferrovário, agrega os três municípios com uma rede de 90 linhas, operada por 180 motoristas e 110 autocarros, que passarão em 2 700 pontos de recolha e saída de passageiros
Os autarcas dos três municípios defenderam a pertinência da criação do ‘Mobiave’, que junta territórios da Área Metropolitana do Porto e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, onde já operam sistemas de transporte público de passageiros, a Unir e a Ave Mobilidade
“Não havia nenhuma garantia, nem por parte da Área Metropolitana do Porto que, como é sabido, tem muitos problemas na sua rede que ainda não estão resolvidos, há muitos anos, e da própria CIM do Ave, que é uma rede um pouco minimalista”, alegou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, para justificar a associação a Santo Tirso e à Trofa para criar uma nova operação mais abrangente em termos geográficos e de horários.
O autarca famalicense destacou também os “graus de liberdade grandes” que os três municípios vizinhos terão para ajustar a ‘Mobiave’, já que não vão ficar “presos à concessão” operada pela empresa Transdev.
Mário Passos relevou a intenção de fazer chegar o ‘Andante’, sistema de bilhética dos transportes intermodais do Grande Porto, a todo o concelho de Famalicão.
Para já, está garantida a integração do ‘Andante’ na extensão das linhas partilhadas entre Trofa e Famalicão e entre Santo Tirso e Famalicão.
O presidente da Câmara da Trofa, António Azevedo, considerou que o ‘Mobiave’ foi criado porque a rede Unir, em termos de concelho da Trofa, não tem linhas em zonas considaradas “muito importantes”.
Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, adiantou que os sete anos de concessão do ‘Mobiave’ “vão decidir” se a nova rede é adequada, aguardando o autarca para ver “como vai correr esta concessão”, bem como “a concessão da Unir”. O autarca tirsense entende que “quanto maiores forem as concessões, quanto maior união houver em torno dos municípios, melhor”.
O presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, manifestou-se preocupado com a proliferação de autoridades de transporte no território, como o ‘Mobiave’, defendendo a unificação do sector na ‘Transportes Metropolitanos do Porto’, que gere a rede Unir.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário