Correio do Minho

Braga,

- +
Ferrol abre suas portas para a 6.ª edição da festa turística do Expocidades
Guimarães: Acidente de autocarro provoca três mortos

Ferrol abre suas portas para a 6.ª edição da festa turística do Expocidades

CIM Alto Minho promove cultura acessível

Ferrol abre suas portas para a 6.ª edição da festa turística do Expocidades

Braga

2022-05-14 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Grande Feira de Turismo do Eixo Atlântico arrancou ontem, pelas 13 horas, em pleno coração do centro histórico da cidade galega de Ferrol. Braga, Viana do Castelo, Barcelos e Vizela são os municípios minhotos presentes nesta edição.

Citação

A grande feira turística do Eixo Atlântico regressou ontem para a sua 6.ª edição. A cidade espanhola de Ferrol, situada em pleno coração do norte da Galiza, abriu as suas para, por volta das 13 horas, dar início a esta grande festa atlântica que visa promover o sector turístico nas cidades do Eixo Atlântico.
A sessão de abertura desta 6.ª edição do Expocidades ficou entregue à presidente do Eixo Atlântico e alcadesa da cidade espanhola de Lugo, Lara Mendéz, e ao alcaide de Ferrol, Ángel Mato.
Braga, Viana do Castelo e Barcelos são os três municípios minhotos com stands nesta 6.ª edição, dedicados à promoção do sector turístico nos seus respectivos concelhos, procurando assim enaltecer os pontos fortes de cada cidade e também angariar novos interessados em visitar as terras minhotas.

Para além disso, os municípios de Braga e Barcelos aproveitaram esta ocasião de promoção do Minho na Galiza para se apresentarem no Expocidades com duas personalidades das suas respectivas autarquias: António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga e Elisa Braga, vereadora do Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
Para além destes três municípios, também o município de Vizela fez questão de marcar presença nesta 6.ª edição do Expo- cidades. Com um stand partilhado com um município espanhol, Vizela procura, com esta presença no Expocidades com este stand, promover as suas termas, para além de algumas doçarias típicas da região.
A 6.ª edição do Expocidades do Eixo Atlântico irá manter-se no coração da cidade galega de Ferrol até amanhã, dia 15 de Maio.
Nestes três dias desta feira turística, os municípios participantes irão promover várias acções de promoção de vários pontos fortes dos seus concelhos.

“Estou convencida que o Expocidades será um sucesso tremendo para todos”

Lara Mendéz, alcadesa de Lugo e presidente do Eixo Atlântico, não deixou de marcar a sua presença na sessão de abertura desta 6.ª edição do Expocidades do Eixo Atlântico. A primeira mulher presidente do Eixo Atlântico em 30 anos notou que é um prazer pessoal enorme poder inaugurar esta grande feira turística do Eixo Atlântico.
“Em primeiro lugar, quero dar as boas-vindas a todas as pessoas que nos acompanham aqui em Ferrol. Para mim, é um prazer enorme poder inaugurar esta importante feira de promoção turística das nossas cidades. Pretendemos que, com esta iniciativa, se possam estreitar ainda mais as relações entre Portugal e Galiza”, notou Lara Mendéz.

A alcadesa de Lugo notou que o objectivo do Expocidades passa pela promoção do turismo de proximidade, algo que foi muito afectado durante este últimos anos de pandemia da Covid-19,
“A pandemia da Covid-19 afectou bastante o sector do turismo e retirou-nos a possibilidade de fazermos turismo de proximidade. É isso que queremos potenciar aqui nesta 6.ª edição do Expocidades: o turismo de proximidade. Estou convencida de que esta feira será um tremendo sucesso tremendo para todos aqueles que aqui se apresentam em prol do fortalecimento do turismo nas suas respectivas cidades”, confessou Lara Mendez.

Ángel Mato: “Expocidades promove o turismo de proximidade na península”

O alcaide de Ferrol foi outra das figuras a dedicar algumas palavras na sessão de abertura da 6.ª edição do Expocidades do Eixo Atlântico.
“Temos aqui presentes cerca de 30 stands: 12 galegos, 13 portuguesws e outros vários stands dedicados a outras temáticas. Teremos, ao longo destes três dias do Expocidades uma degustação de vários produtos da eurorregião. Este evento procura fazer uma promoção do turismo de proximidade entre as nossas localidades, exaltando todos os pontos de grande atracção que a nossa península ibérica tem para oferecer aos seus visitantes”, confessou o alcaide de Ferrol, Ángel Mato.
O alcaide da cidade galega notou ainda que os membros do Eixo Atlântico têm vindo a realizar um excelente trabalho de promoção das suas cidades e ainda deixou um apelo a todos os visitantes de Ferrol, para que estes se deslocassem à praia local para assistir ao Mundial sub-19 de surf.

“Expocidades possibilita divulgar Braga num ponto longínquo do Eixo Atlântico”

Quem também fez questão de marcar presença nesta 6.ª edição do Expocidades foi António Barroso. O adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga confessou que a presença do município neste evento é de elevada importância, pois permite divulgar a cidade num dos pontos mais afastados do Eixo Atlântico.
“É muito importante para o município participar nesta feira do Expocidades. Não só pelo intercâmbio que podemos fazer aqui, mas também pela promoção que podemos fazer da cidade de Braga num dos pontos do Eixo Atlântico que está mais afastado de Braga. Para nós, este evento é muito importante por causa da divulgação de Braga num mercado mais longíquo e pela angariação de futuros visitantes que podemos obter para o sector do turismo”, começou por dizer o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga.

António Barroso notou ainda que a promoção do turismo em Braga é algo muito valorizado pelo Município e que o executivo tem procurado apostar na divulgação da cidade bracarense.
“É uma forma de continuarmos a fazer a nossa divulgação nas feiras. Já estivemos em Lisboa, em Paris, em Bilbau, em Barcelona e Madrid... Queremos continuar a promover o turismo na cidade de Braga. É uma continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver e para nós é também fundamental promover Braga dentro do Eixo Atlântico”, confessou António Barroso.

O representante da Câmara Municipal de Braga notou ainda que Braga tem muitos pontos fortes que apelam à visita dos turistas, dando especial destaque ao turismo cultural que tem vindo a reabrir as suas portas neste período pós-pandémico.
“Braga é uma cidade com muito património, com uma excelente gastronomia, bons vinhos da região e muita história. No entanto, gostava também de notar aqui que Braga é uma cidade dinâmica que tem voltado a realizar uma aposta na realização de eventos neste período pós-pandémico. Já vamos ter de volta, já este mês, a Braga Romana, no próximo mês teremos a festa do São João e já estamos a pensar na Noite Branca de Setembro”, notou António Barroso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho