Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Festa do Caldo do Pote anima Sabariz
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Festa do Caldo do Pote anima Sabariz

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Festa do Caldo do Pote anima Sabariz

Cávado

2018-09-19 às 10h17

Redacção Redacção

Iniciativa 'A Rota das Colheitas' passa este sábado por Sabariz onde se realiza mais uma edição da Festa do Caldo do Pote. Mais de 20 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, vão ser servidos num evento de grande animação popular.

Citação

Os potes em ferro estão, de novo, no centro de todas as atenções em Sabariz, Vila Verde. A população local e das freguesias vizinhas do Vale do Homem trabalham já para que tudo esteja pronto para, no próximo sábado, dia 22, servir a mais de mil pessoas os sabores dos caldos feitos à moda antiga da aldeia.
É a Festa do Caldo do Pote, num serão de sábado que promete muita animação. Cerca de duas dezenas de homens e mulheres vão dedicar-se a confeccionar os mais diversos caldos, com os potes em ferro, sobre o lume de diferentes fogueiras a lenha espalhadas por um terraço ao ar livre.

Estão previstos 24 caldos diferentes, estimando-se que venham a ser confeccionados cerca de 1.500 litros de caldos à moda antiga. Não há recurso a aparelhos eléctricos.
Os produtos hortícolas são colhidos do campo e oferecidos pelas pessoas da terra que vão estar a preparar os caldos. Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes – de vaca, porco ou galinha –, fazem parte do leque de ingredientes.
Os potes de caldo, expostos numa fileira com as respectivas fogueiras e com os vastos ingredientes bem visíveis ao público, assumem tamanhos variados, desde os 100 e 80 litros de capacidade até aos de menor dimensão, como 40 e 30 litros.

A variedade de caldos vai desde o de Pedra ao de Galinha, à Lavrador, de Ossobuco, de Farinha e o de Bacalhau. Além das propostas a apresentar por emigrantes vindos de França, Suíça e Alemanha, a listagem inclui os caldos de Ministros, Rabo de Boi, Feijão do Campo, Feijão Mireinho com Castanhas e Caldo Verde, entre outros.
A entrada tem um preço de quatro euros, que inclui a oferta de um ‘kit’ (com oferta de malga, colher e broa) e as pessoas podem comer de todos os caldos que entenderem.
No recinto, que abre ao público a partir das 17 horas mas onde os caldos são servidos apenas a partir das 19 horas estão ainda disponíveis pataniscas – confeccionadas igualmente sobre lume a lenha.
A Festa do Caldo do Pote é organizada pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho