Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
“Festas de S. José são importante momento de afirmação da identidade concelhia”
Tipografia Priscos já produziu mais de 34 mil viseiras para instituições

“Festas de S. José são importante momento de afirmação da identidade concelhia”

Fãs de jogos de tabuleiro aprendem a jogar ‘online’

“Festas de S. José são importante momento de afirmação da identidade concelhia”

Cávado

2020-02-25 às 06h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

De 13 a 22 de Março, a Póvoa de Lanhoso volta a ser palco das Festas de S. José, evento que Avelino Silva descreve como um “importante momento de afirmação da identidade da Póvoa de Lanhoso”.

A primeira Romaria do Minho acontece de 13 a 22 de Março, na Póvoa de Lanhoso. As festas de S. José, promovidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, são o principal cartaz turístico do concelho. Por estes dias, exalta-se o orgulho povoense e presta-se devoção ao santo padroeiro, S. José.
Na apresentação do cartaz festivo, na tarde de ontem, o presidente da câmara , Avelino Silva, realçou que “a festa de S. José é a Festa das Festas”, sendo um “importante momento de afirmação da identidade da Póvoa de Lanhoso, daquilo que a diferencia, do ponto de vista cultural, religioso, histórico, desportivo, social e económico”.
Para chegar a todos os gostos e idades, foi preparado um programa abrangente, onde as famílias não foram esquecidas. Nas festas de S. José, alia-se a tradição à modernidade, o profano ao religioso, abarcando diversos públicos e idades.

“Ao apostarmos na componente infantil e em momentos para os jovens, estamos a dar um sinal claro de modernidade e de futuro para estas festas. A junção das tradições do passado com uma oferta cultural que hoje os jovens apreciam, é uma estratégia positiva de envolvimento de toda a comunidade. Da mesma forma que ao realizarmos a segunda Chega de Bois pretendemos não esquecer a componente rural do nosso concelho”, referiu Avelino Silva, realçando que “as Festas do Concelho são dos melhores exemplos do trabalho de parceria entre a Câmara Municipal e as forças vivas da terra, nomeadamente Juntas de Freguesia, Paróquias, associações e colectividades”. O cortejo etnográfico, no dia 15, e a procissão de S. José, no dia 19, são dois bons exemplos do envolvimento de toda a comunidade.

Este ano, o cartaz integra uma novidade, integrando uma peça encenada e representada por povoenses. ‘Caixa Mágica’ é apresentada, no dia 14, a partir das 21.30 horas, nos Paços do Concelho.
Quanto ao programa, o ‘pontapé de saída’ é dado no dia 13 de Março, às 21.30 horas, com o II Encontro de Música Coral e Juvenil, na Igreja de Fontarcada. No sábado, dia 14, destaque para a abertura da exposição do Concurso de Artes Plásticas de S.José (17 horas), e o espectáculo teatral ‘Caixa dos Segredos’ (21.30 horas).

Já no domingo, dia 15, as tradições estão em destaque, com os ‘Cantares do Desafio’, das 14.30 às 18 horas, e o Cortejo Etnográfico, a partir das 15 horas.
Ana Malhoa é a artista em destaque na noite solidária, a favor da Associação de Invisuais, numa actuação que acontece no dia 18 de Março, a grande noite de S. José, a partir das 21.30 horas. A anteceder, a actuação de Rock Luso, num tributo ao rock português.
O principal dia dos festejos acontece na quinta-feira, dia 19 de Março, feriado concelhio. De manhã, no Pontido, as atenções voltam-se para o Concurso Pecuário e a Feira Franca de S. José. Na cartaz religioso, os pontos altos são a Missa Solene (11 horas) e a Majestosa Procissão (16 horas). O principal dia de festa inclui também o concerto de música filarmónica, a partir das 14 horas, com a actuação de duas bandas do concelho: Bombeiros Voluntários e Calvos.

Carolina Deslandes é a grande atracção da ‘Noite da Juventude’, na sexta-feira, dia 22, à qual se junta Tiago Barbosa, X-Tense, Supasquad, Vercetty e SpounProfile.
‘Ruca Mini Show’ é o espectáculo infantil que marca as festas de S. José. Decorre no palco principal, no Pontido, no sábado, dia 21, a partir das 15 horas.
A Chega de Bois foi uma das novidade no ano passado e volta a repetir-se este ano, no domingo, dia 22, às 15 horas, no Pontido. Este ano, as festas encerram com folclore, a partir das 16.30 horas, com a actuação de três ranchos do concelho: Póvoa de Lanhoso, Maria da Fonte, de Fontarcada e Garfe.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho