Póvoa de Lanhoso: Estratégia de Habitação privilegia famílias carenciadas e IPSS
2020-07-29 às 06h00
A partir de sexta-feira, Guimarães vive as suas festas da cidade, este ano com um programa reinventado, adaptado aos tempos que vivemos e privilegiando os palcos ao ar livre.
A edição de 2020 das Festas da Cidade e Gualterianas arranca na sexta-feira com um programa adaptado aos novos tempos. As celebrações em honra de São Gualter, realizadas em Guimarães desde 1906, regressam sem alguns dos seus números habituais, com uma roupagem distinta em muitos dos seus pontos de programação mais característicos, preservando o seu cariz de fruição ao ar livre e mantendo a diversidade de géneros artísticos nas propostas apresentadas que vão ter como palco principal as artérias e praças da cidade.
“Este programa foi pensado no sentido de trazer maior expressão ao espaço público e valorizar a memória destas festas através de momentos de reflexão”, ressalva a vereadora da Cultura de Guimarães, Adelina Pinto.
O contexto de pandemia impede a existência dos habituais grandes concertos, do espaço de diversões e da sempre memorável Marcha Gualteriana, com o objectivo de evitar aglomeração de pessoas.
Imergindo no programa, destaca-se a Exposição da Casa da Marcha, que se prepara para exibir algumas das peças trabalhadas pelos obreiros ao longo dos últimos anos, podendo ser apreciada no Jardim da Alameda de São Dâmaso de 31 de Julho até 3 de Agosto.
Com lugar assegurado no programa está também o Carro Guimarães Fado e Centenário da Amália, número alegórico das Festas dedicado a este género musical e aos 100 anos do nascimento da fadista, percorrendo a cidade ao longo dos quatro dias e contando diariamente com uma actuação da Associação Guimarães Fado.
Numa parceria com a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, estará patente no Largo do Toural uma exposição de fotografias com os cartazes da história (já longa) das Festas Gualterianas. Com inauguração agendada para as 21 horas do dia 31, esta exposição poderá ser (re)visitada até ao final de Agosto.
Na sexta-feira e no sábado, às 21.30 horas, no Largo de São Francisco, o programa propõe concertos organizados pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
Juntamente com estas iniciativas, o pelouro da Cultura e A Oficina lançaram um desafio com o intuito convocar a comunidade artística e recolher propostas culturais que se ajustassem ao formato inédito desta edição das Gualterianas, promovendo “uma reaproximação segura e confiante entre criadores, público e comunidade, tendo sido valorizados os projectos com carácter inovador e diferenciador, sem esquecer o cariz tradicional das Festas e a sua adequação às normas da Direcção- Geral da Saúde”.
Nesta convocatória, designada, ‘Projeta! Cria! Participa!’, foram seleccionados vários projectos de artistas vimaranenses para integrar o programa das Festas da Cidade, que assim se enriquece com mostras de filmes e fotografias, oficinas comunitárias de pintura de azulejos, produção de máscaras comunitárias temáticas e uma exposição de artistas plásticos vimaranenses, consumando assim um acréscimo de propostas inclusivas no que se re- fere aos artistas e aos diferentes gostos do público.
15 Janeiro 2021
15 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário