Bang on a Can All-Stars e Neo Sora em dose dupla dedicada a Ryuichi Sakamoto no Theatro Circo
2025-06-10 às 06h00
Dias 4 e 5 em Vieira do Minho e dia 19 de Julho em Vila Verde.
Festival itinerante que promove o diálogo entre a música tradicional e a música erudita, em comunhão com a natureza e o património
A 3ª edição do Festival Província Sonora, organizado pela Artway, está de regresso, e este ano estende-se de norte a sul, até outubro, com paragens em Vieira do Minho, Póvoa do Lanhoso, Chaves, Sardoal, Vila Verde, Setúbal e, pela primeira vez, em Badajoz (Espanha), levando consigo concertos e workshops que promovem o encontro entre tradição e criação contemporânea.
De destacar em Julho a passagem por Vieira do Minho nos dias 4 e 5 com o Workshop Dalila e Melissa "Era uma vez a lã", os concertos Vespertinos com o Bando de Surunyo, o Ensemble Darcos e o Coro Ricercare, que vão acontecer na Casa de Lamas Centro Cultural, e a Desgarrada Encantada, entre outras atividades. E no dia 19 de julho o Festival vai passar por Vila Verde, com o Workshop e o concerto “Era uma vez a lã”, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
O Festival Província Sonora é itinerante e promove o diálogo entre a música tradicional e a música erudita. É um projeto que aposta na descentralização da oferta cultural, permitindo, como nenhum outro, uma real e humana aproximação entre músicos, música e público. Os locais onde se realizam os concertos são igrejas, praças, casas da cultura, espaços ao ar livre – na natureza, potenciando as prometidas experiências únicas.
A qualidade artística está assegurada por alguns dos mais reputados músicos portugueses, como O Bando de Surunyo com música recuperada do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, Miguel Borges Coelho e Daniel Moreira com música de Fernando Lopes-Graça, Ensemble Darcos, e Coro Ricercare apresentam “CANTE”, um concerto com música de Nuno Côrte-Real inspirada no Cante Alentejano; MAAT Saxophone Quartet com "Echo Rising Stars" um projeto de criação contemporânea que alerta para a problemática das alterações climáticas. O MAAT foi nomeado ECHO Rising Star em 2025/2026.
O momento alto do festival é a “Desgarrada Encantada” que junta em palco, numa noite quente de Verão (ao ar livre, na praça central da Vila de Vieira do Minho) músicos de matriz erudita com músicos amadores de bandas filarmónicas e ranchos locais. O Ensemble Provinciano é liderado por Dalila Teixeira que coordena um trabalho de pesquisa e criação. Paralelamente, e pensando no público infantojuvenil, Dalila Teixeira e Melissa Fontoura fazem a recolha de danças e canções tradicionais portuguesas que depois irão ensinar em workshops e apresentar em concertos juntando-lhes ainda uma pitada de Debussy, Ravel e Fauré.
O Festival tem ainda os Clarinetes Ad Libitum com concerto em Setúbal, a Academia Ad Libitum que se divide em formação para clarinetistas amadores e profissionais, que participarão no concerto “Desconcerto” que se apresentará no dia seguinte.
Com o apoio da DGArtes, da Antena 2 e de diversos municípios parceiros, o Província Sonora 2025 volta a afirmar-se como um projeto de descentralização cultural, construído com e para as comunidades que o acolhem.
PROGRAMAÇÃO:
Vieira do Minho
4 de julho
14h – 17h - Workshop Dalila e Melissa "Era uma vez a lã", Casa de Lamas Centro Cultural
17h - Concerto Vespertino/ Bando de Surunyo, Casa de Lamas Centro Cultural
18h - Concerto "Era uma vez a lã", pelas pianistas Dalila Teixeira e Melissa Fontoura, Casa de Lamas Centro Cultural
5 julho
11h - Paisagem Sonora – Tecedeiros, Barragem do Ermal
16h30 - Concerto Vespertino / “Bach na Aldeia”, Casa de Lamas Centro Cultural
18h - Ensemble Darcos + Coro Ricercare, Casa de Lamas Centro Cultural
21h - Banda a anunciar – arruada
22h - Desgarrada Encantada - Ensemble Provinciano, Praça Dr. Guilherme Abreu
VILA VERDE
19 de julho
15h - WORKSHOP Era uma vez a lã, Centro de Artes e Cultura de Vila Verde
21h - CONCERTO Era uma vez a lã, Centro de Artes e Cultura de Vila Verde
Em breve será anunciada a restante programação
15 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário