Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Festivinhão prova a vitalidade do sector vitivinícola arcuense
SC Braga parte confiante para o terceiro jogo da Liga Europa

Festivinhão prova a vitalidade do sector vitivinícola arcuense

Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo

Festivinhão prova a vitalidade do sector vitivinícola arcuense

Alto Minho

2019-05-22 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Festival enoturístico de Arcos de Valdevez acompanha o crescimento do sector no concelho. Programa de 31 de Maio a 2 de Junho foi ontem divulgado.

“Prova da vitalidade do sector vitivinícola e do mundo rural”, a 4.ª edição do Festivinhão anima a vila de Arcos de Valdevez, de 31 de Maio a 2 de Junho. O evento, que faz a promoção dos melhores vinhos verdes do concelho, inclui a segunda edição da eleição da Rainha das Vindimas.
O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves, revelou, ontem, que o Festivinhão 2019 será assinado com a assinatura do contrato para as obras de instalação, na Avenida do Transladário, de um espaço de venda de vinhos e outros produtos locais, o qual deverá estar funcional ainda este Verão.

“O vinho é indutor de dinamismo económico, social e cultural”, declarou o edil na conferência de imprensa onde foi apresentado o programa de três dias do certame organizado em conjunto pela Câmara Municipal e pela Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez (AVVEZ).
Vítor Correia, vice-presidente desta entidade, adiantou que os produtores arcuenses facturam cerca de meio milhão de euros com marcas próprias, sendo que a produção total de vinho no concelho representa dez vezes mais de valor económico.

O Festivinhão volta a realizar-se no Jardim dos Centenários, local privilegiado do centro histórico de Arcos de Valdevez, junto ao Centro Interpretativo do Barroco, contando com uma área alargada em relação à edição de 2018.
Para além produtores de vinhos, o Festivinhão dá espaço a outros produtores locais e artesãos e apresenta um programa de animação musical diversificado “capaz de atrair visitantes de todas as idades”.
Este festival enoturístico arranca no dia 31, ao final da tarde, e prolonga-se até ao dia 2 de Junho.

No dia 30, na Estação Vitinícola Amândio Galhano da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, realiza-se o Jantar de Celebração dos Vinhos Premiados na selecção deste ano do Festivinhão Vinho do Ano, que contou com a 47 vinhos a concurso de 18 produtores de vários concelhos da região Norte.
À avaliação do júri apresentaram-se 22 brancos, 15 tintos, seis rosados e quatro espumantes.
O presidente da Câmara Municipal assumiu ontem que o ‘Festivinhão’ quer afirmar-se “no panorama dos festivais de vinho”, considerando que este produto “é indutor de dinamismo económico, social e cultural”.

“Evento verde” com curso e provas de vinho comentadas

O Festivinhão 2019 apresenta-se como um “evento verde”, ou seja, decorrerá sem uso de produtos plásticos não recicláveis e reutilizáveis. A organização impôs aos expositores a utilização de materiais alternativos ao plástico, como forma de reduzir também o impacto ambiental de uma iniciativa que irá juntar certamente alguns milhares de pessoas.
Vítor Correia, da AVVEZ, salientou ontem que a organização do Festivinhão antecipa-se, assim, à legislação que irá restringir o uso de produtos de plástico descartável.

Do programa do Festivinhão faz parte, na tarde do dia 1 de Junho, a iniciativa ‘Entrelaçar’, da Escola de Artes e Ofícios, e um curso de iniciação à prova de vinho.
Nos dia 1 e 2 de Junho haverá provas de vinho comentadas.
Nos dias 1 e 2 de Junho, a par do Festivinhão, o Município de Arcos de Valdevez sugere o programa ‘Arcos à Mesa’, com a promoção do prato ‘Bacalhau à Lavrador’ em 16 restaurantes do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.