Célia Simões é a nova directora de Trigal Santa Maria
2025-06-18 às 06h00
Póvoa de Lanhoso e Gondomar já formalizaram a candidatura da Filigra-na de Portugal a Património Cultural Imaterial Humanidade da UNESCO.
Os municípios da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, e Gondomar, distrito do Porto, formalizaram a candidatura da Filigra- na de Portugal à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Em comunicado conjunto, os dois municípios, “únicos centros de produção da filigrana em Portugal”, referem que a candidatura “pretende salvaguardar e valorizar esta arte milenar de ourivesaria”.
“Que transforma finos fios de ouro e prata em peças de rendilhado de extraordinária beleza e complexidade, sendo hoje símbolo da excelência artesanal portuguesa. Transmitida de geração em geração, a filigrana constitui um legado vivo, mantido por mestres artesãos cuja dedicação continua a enriquecer o património cultural nacional”, sublinham as autarquias.
A candidatura conjunta resulta de um trabalho de cooperação institucional iniciado com o protocolo assinado entre os dois municípios, em 2016, que conduziu à certificação oficial desta técnica em 2018 e à sua inclusão, em 2023, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
“A submissão da candidatura da Filigrana de Portugal à UNESCO constitui um compromisso com a salvaguarda e valorização de um legado cultural de excepcional importância. É igualmente o reconhecimento do trabalho e do saber acumulado de gerações de mestres filigraneiros, cuja dedicação e excelência merecem ser preservadas, promovidas e transmitidas às futuras gerações”, afirmam as Câmaras da Póvoa de Lanhoso e de Godomar.
Os dois municípios, que destacam a filigrana como um elemento identitário dos seus territórios e de Portugal, acres- centam que, com esta candidatura, “reforçam o seu papel como guardiões de uma das mais refinadas expressões da ourivesaria tradicional portuguesa, promovendo a sua preservação e reconhecimento à escala internacional”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário