Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Firmino Marques faz “balanço extremamente positivo” do S. João
Festa do Emigrante promove reencontro de courenses

Firmino Marques faz “balanço extremamente positivo” do S. João

Grupo americano visita concelho

Firmino Marques faz “balanço  extremamente positivo” do S. João

Braga

2022-06-26 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Presidente da Associação de Festas faz balanço “extremamente positivo” do São João, destacando a elevada afluência de pessoas, apesar das condições meteorológicas desfavoráveis.

Citação

Terminada a maior festa popular do país, Firmino Marques faz um balanço “extremamente positivo” deste São João “que se voltou a celebrar fora de portas, depois de em 2020 ter sido comemorado dentro de portas e em 2021 entre portas”.
Apesar “das contrariedades por questões meteorológicas, o balanço é claramente positivo e a missão foi cumprida com um sucesso”, garante o presidente da Associação de Festas de São João. Em declarações ao ‘Correio do Minho’, Firmino Marques destaca que foram dez dias com muitos milhares de pessoas a visitar Braga e perceber que “o nosso São João é diferente porque é vivido de forma intensa, com um programa muito rico em animação, tradição, sem esquecer a vertente religiosa”.

“A alegria esfuziante dos bracarenses e dos minhotos, em geral, sentiu-se nas ruas, nas praças, nas avenidas e em todos os cantos da cidade. Foi um São João vivido por todos”, acrescentou Firmino Marques, referindo que nem a chuva e o frio que durante os dias da festa se fizeram sentir afastaram “a vontade dos bracarenses e minhotos de desfrutarem das festas”.
Na noitada de São João cumpriu-se a tradição e muitos milhares de pessoas lotaram a cidade. Antes disso, a cerimónia oficial de abertura das festas tinha sido transferida para o Altice Forum Braga. “Foi uma alternativa criada e que foi possível com a excelente colaboração do presidente da Câmara e da InvestBraga que perceberam como é importante o Cortejo da Mordomia e arranjaram-nos uma alternativa para o concretizar”, referiu Firmino Marques, lem- brando que já em 2019 não se tinha realizado aquele cortejo, também devido à chuva que se fez sentir na altura.

Na hora do balanço, Firmino Marques lembra ainda que a organização e concretização das festas envolve muitos milhares de pessoas e entidades “que se empenham com o coração e com emoção para que este São João seja o melhor de Portugal”.
Recorde-se que este ano o programa contou com o envolvimento de 365 entidades e de mais de dez mil pessoas.
Firmino Marques aproveita, por isso, para agradecer “a todas as pessoas que, de forma anónima, a todos os voluntários, o todos os elementos da Associação de Festas e a todas as entidades que integraram o grupo de trabalho destas sanjoaninas. Para eles um abraço enorme e um grande obrigado”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho