Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem de Interesse Municipal
Milhares de pessoas quiseram despedir-se de Neno!

Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem de Interesse Municipal

Oliveira S. Mateus: Da riqueza textil e passado senhorial ao dia-a-dia de comércio

Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem  de Interesse Municipal

Braga

2021-05-16 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Câmara de Braga deve aprovar amanhã a abertura do procedimento para a classificação da Fonte do Campo das Hortas. Este ano, a autarquia pretende classificar cinco fontes históricas da cidade.

A Câmara de Braga vota amanhã a abertura do procedimento para a classificação da Fonte do Campo das Hortas como bem de interesse municipal.
A proposta é submetida à reunião do executivo municipal, que se vai realizar por videoconferência, pelo vereador Miguel Bandeira, que tutela as áreas do património e Arqueologia.
Segundo a proposta, esta fonte “trata-se de um monumento de elevado valor cultural, histórico e patrimonial, artístico e turístico”.
Segundo refere a proposta, a Fonte ou Chafariz do Campo das Hortas “é uma bela fonte de estilo Maneirista, construída pelo mestre pedreiro Manuel Luís, entre 1594 e 1604, mandada erigir pelo arcebispo Dom Frei Agostinho de Jesus para colocar no Campo de Sant’Ana”.

Em 1865 a fonte foi desmontada e trasladada para a Praça do Comércio, onde ficou até 1914. Foi nessa data trasladada para o Campo das Hortas, onde hoje pode ser apreciada.
Recorde-se que o Câmara de Braga pretende avançar com a classificação de um conjunto de cinco fontes históricas, ainda este.
Depois de em Fevereiro ter sido aprovada a abertura do procedimento para a classificação como Bem Cultural de Interesse Municipal da Fonte do Pelicano, segue-se agora a Fonte do campo das Hortas.
A lista de fontes a classificar inclui ainda a Fonte do Castelo (Largo do Paço), a Fonte de Santiago e ainda a Fonte do Largo Carlos Amarante.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho