Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Francisco Cabral na final de pares do Braga Open
Viana do Castelo: 8.ª edição do Festival de Teatro começa na sexta-feira

Francisco Cabral na final de pares do Braga Open

Moradores e pais exigem mais condições de segurança na Rua Francisco Almeida

Francisco Cabral na final de pares do Braga Open

Desporto

2024-10-04 às 21h30

Redacção Redacção

Francisco Cabral inscreveu o nome na final de pares do Braga Open, ATP Challenger 75 que joga ao lado de Theo Arribage e que é organizado até domingo pela Federação Portuguesa de Ténis e o Clube de Ténis de Braga com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

Citação

Na primeira semana lado a lado, Cabral (atualmente no 91.º posto do ranking mundial da especialidade depois de já ter sido 45.º) e Arribage (70.º) levaram a melhor sobre o romeno Alexandru Jecan (um dos campeões em título) e o bielorrusso Ivan Liutarevich com os parciais de 6-4 e 7-5.

O triunfo desta sexta-feira foi o terceiro da semana e o segundo consecutivo no court central do Clube de Ténis de Braga (a primeira ronda foi jogada nos campos cobertos).

O português e o francês tiveram condições para celebrarem de forma mais folgada, dado que assinaram os primeiros breaks de cada set, mas pequenas quebras de concentração quando já estavam encaminhados (ao 4-2 e ao 3-2, respetivamente), em particular na primeira ocasião em que serviram para a vitória, obrigaram-nos a trabalhos extra para reservarem um lugar na decisão de sábado.

Francisco Cabral venceu o Braga Open em 2021 com o amigo Nuno Borges e no sábado voltará a jogar uma final pela primeira vez desde novembro de 2023, quando foi finalista de um Challenger em Bergamo. À procura do primeiro título desde abril do ano passado, o portuense de 27 anos terá pela frente o outro jogador que ainda é campeão em título deste torneio: o italiano Marco Bortolotti, desta vez em ação com o israelita Daniel Cukierman.

Nos singulares, o antigo top 20 ATP e campeão do Millennium Estoril Open de 2021, Albert Ramos-Vinolas (agora 134.º), é a figura maior entre os semifinalistas.

O vencedor de quatro títulos no circuito principal em 12 finais, uma delas no ATP Masters 1000 de Monte Carlo de 2017, carrasco de Jaime Faria na ronda inaugural, despachou o compatriota Carlos Taberner (200.º, ex-85.º) por 6-3 e 6-3 ao cabo de 95 minutos para atingir a terceira meia-final de 2024.

Taberner pareceu um pouco desgastado devido à jornada da véspera e não conseguiu ultrapassar o mais experiente compatriota espanhol do fundo do court. Ramos nunca esteve verdadeiramente em apuros e apenas consentiu 12 pontos com a pancada de serviço. O tenista de catalão, sexto pré-designado, terminou o embate com 16 pontos ganhos nos últimos 20 disputados.

Na segunda meia-final deste sábado, Albert Ramos-Viñolas terá pela frente um autêntico duelo de gerações frente ao dinamarquês de Elmer Moller, de 21 anos.

Uma semana depois de atingir o penúltimo dia de prova no CIF, na altura como lucky loser, Moller alcançou de novo uma meia-final, neste caso como qualifier. A quarta vitória em Braga (na segunda ronda não precisou de entrar em campo face à lesão de Francesco Passaro, segundo favorito ao título) deu-se às custas do checo Vit Kopriva, sétimo cabeça de série e 142.º, com os parciais de 6-3 e 6-1 em 81 minutos, num confronto que dominou do início ao fim.

Para Elmer Moller, esta será a sexta semifinal da temporada (4-1), a quarta no circuito Challenger (2-1). Dos quatro sobreviventes na competição é o único sem títulos da categoria – perdeu duas decisões, ambas na presente temporada.

Horas antes, o primeiro a garantir uma vaga para sábado foi o colombiano Daniel Elahi Galan, quinto cabeça de série e 127.º do ranking masculino. O tenista de 28 anos, antigo 56.º, derrotou o qualifier austríaco Lukas Neumayer (270.º) por 6-4 e 6-2 em 92 minutos, anulando sete dos oito pontos de break criados pelo agressivo jogador de 22 primaveras para atingir a segunda meia-final da época.

O único encontro em três partidas disputou-se no frente a frente entre o italiano Andrea Pellegrino (207.º) e o lucky loser francês Clement Tabur (302.º). Pellegrino, finalista no Del Monte Lisboa Belém Open de 2021, carimbou a segunda semifinal de 2024 ao inverter uma desvantagem para se impor por 3-6, 7-5 e 6-3 em 2h33.

As meias-finais da sexta edição do Braga Open têm início às 11 horas deste sábado, enquanto a final de pares com Francisco Cabral está marcada para não antes das 14 horas.

Deixa o teu comentário

Últimas Desporto

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho