Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Freguesia de Esporões em festa
Município de Viana do Castelo estabelece protocolo para recuperar ‘Auto de Floripes’

Freguesia de Esporões em festa

Galos pouco inspirados perante ‘panteras’ aguerridas

Freguesia de Esporões em festa

Braga

2019-08-16 às 10h16

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Homenagem a todos os presidentes de junta de freguesia foi o “momento alto” do Dia da Freguesia de Esporões. “Convívio colectivo” da população também foi marcado pela bênção da nova carrinha, que vai facilitar gestão do espaço público.

Porque no dia 15 de Agosto “é um dia muito ingrato e complicado, já que há muitas festas e coincide com o início ou o fim das férias para muitos”, a Junta de Freguesia de Esporões vai alterar a data do ‘Dia da Freguesia’, que se celebrou ontem pelo sexto ano consecutivo. O dia 10 de Junho é a data que vai ser proposta em Assembleia de Freguesia.

“Este convívio colectivo da população sempre foi muito participado, por isso, faz sentido manter o dia, mas alterar a data”, justificou o presidente de Junta de Freguesia de Esporões, João Oliveira, referindo que assim também “será possível” fazer a festa num “registo mais alargado”.

No dia de ontem, a paróquia celebrou a Assunção de Nossa Senhora ao céu com uma peregrinação ao alto do Monte de Santa Marta das Cortiças. “Parece que temos duas festas a decorrer em paralelo, quase concorrentes e isso não faz sentido”, admitiu o autarca.

Com a alteração da data “vai ser possível organizar um programa com actividades para todas as idades e gostos”.
A par da animação com fado e concertinas, ontem não faltou na festa o porco no espeto e o caldo verde, oferecidos pela junta de freguesia. O bar foi explorado pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Esporões de forma “a angariar algumas verbas para apoiar a próxima época desportiva”, referiu.

O “momento alto’ das celebrações de ontem foi a homenagem a todos os presidentes de junta que antecederam João Oliveira. “Tivemos seis presidentes de junta e, independentemente dos partidos políticos que representaram, é um gesto justo e uma homenagem merecida que fazemos”, confirmou o autarca, valorizando “todo o trabalho realizado em prol da freguesia”.

A festa ficou marcada ainda pela bênção da nova carrinha, que a Junta de Freguesia de Esporões adquiriu por expensas próprias, contando com um subsídio da Câmara Municipal de Braga. “Esta viatura vai estar ao serviço da autarquia, nomeadamente, para os serviços de jardinagem, limpeza e manutenção dos espaços públicos”, adiantou o presidente, referindo que “a junta tem essa competência, mas só tem um jardineiro que percorre os cerca de 40 quilómetros de ruas que a freguesia tem”. Por isso, esta nova carrinha “vem facilitar o trabalho mais difícil que é a gestão do espaço público”.

Quem também não faltou à festa, que decorreu no Parque das Oliveiras, foi Maria da Graça Gomes, mais conhecida por Maria Carpinteira. Com 92 anos, a moradora de Esporões nunca perdeu um Dia da Freguesia. “Venho sempre com a família. Gosto muito de vir pelo convívio e pela festa que fazem”, confidenciou a idosa, assegurando que ali se sente bem.
Mais à frente, também estava João Costa, acompanhado por alguns familiares e vizinhos. “Esta festa é muito bem feita e é uma boa forma de juntar as pessoas da terra”, aplaudiu o habitante de Esporões, que de ano para ano ‘arrasta’ mais convivas para a festa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.