Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Fãs de jogos de tabuleiro aprendem a jogar ‘online’
Município aproxima famalicenses no mundo

Fãs de jogos de tabuleiro aprendem a jogar ‘online’

Famalicão: Rota de Camilo ganha impulso com duas candidaturas aprovadas

Fãs de jogos de tabuleiro  aprendem a jogar ‘online’

Braga

2020-04-05 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Desde quinta-feira, a Associação Cidade Curiosa está a fazer tutoriais live nos canais do Youtube e do Twish, bem como no Facebook para ajudar a jogar os muitos apaixonados pelos jogos de tabuleiro.

Com o isolamento social são muitos os que procuram os jogos de tabuleiro para passar o tempo. A Associação Cidade Curiosa começou por disponibilizar ficheiros de alguns jogos para imprimir e jogar. Mas os fãs dos jogos queriam mais. E desde a passada quinta-feira, a associação faz tutoriais live no Twish, Youtube e Facebook. Sugestões de jogos e esclarecer dúvidas são, por enquanto, as temáticas abordadas. “Este projecto está, mais uma vez, a surpreender. Estou mesmo contente com o feedback que tivemos em apenas dois dias”, confidenciou um dos responsáveis da associação, Alberto Pereira.

A associação começou por disponibilizar uma série de ficheiros, praticamente todos os dias na página do Facebook, para imprimir os jogos e jogar em casa. “Não é fácil pegar no jogo e jogar e, então, as pessoas foram sugerindo para fazermos vídeos a explicar as regras, mas acho que funciona melhor fazer directos para as pessoas tirarem dúvidas na hora que estão a jogar”, justificou o dirigente, sublinhando o facto de muitas pessoas já terem enviado para a associação ficheiros de jogos para adicionar na página. “Mais do que tudo, acharam boa ideia e também partilham alguns jogos”, contou.

Mas era necessário explicar as regras, por isso, desde a passada quinta-feira começaram a ser feitos tutoriais live nos canais da associação no Facebook, no Youtube e no Twish (uma das plataformas mais conhecidas de streaming) para ajudar as pessoas a jogar. “Temos estúdio montado, mas há pormenores técnicos que têm que ser superados. Estamos todos a enfrentar uma nova realidade”, confessou.
Alberto Pereira admitiu que “não adianta ter acesso aos jogos se não conseguem jogar”. Por isso, os tutoriais live tiveram de imediato muita adesão. “Às vezes hesitamos, porque não sabemos se as coisas fazem falta, mas parece que fazem e as pessoas estavam à espera disto”, constatou o responsável, adiantando que no primeiro live, “em poucos minutos, surgiram cerca de 30 comentários a agradecer e a pedir informação”.

Nas próximas lives, anunciou Alberto Pereira, “vão participar treinadores conceituados para apresentar sugestões e dar dicas de como se iniciar neste mundo dos jogos de tabuleiro”.
No Twish estão marcados ‘encontros’ às quintas e sextas-feiras, sendo que o responsável faz uma análise em directo das informações que os participantes vão enviando durante a semana.
No Facebook e Youtube, a associação está a preparar lives diárias para aconselhar jogos adaptados ao ambiente familiar. “Vamos começar alternar as lives entre sugestões e partilhas de jogos, simulando partidas e tirando dúvidas da leitura das regras”, adiantou.
Como as pessoas querem participar no jogo, a associação também já fez a experiência e as pessoas jogaram a partir de casa e a experiência “correu muito bem”, admitiu.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho