Correio do Minho

Braga,

- +
Fundação Gil Eannes premiada
Dérbi das emoções na luta pelo topo

Fundação Gil Eannes premiada

“Precisamos do escutismo mais do que nunca”

Fundação Gil Eannes premiada

Alto Minho

2020-09-30 às 06h30

Redacção Redacção

Troféu ‘Excelens Mare’ distinguiu o trabalho feito pela Fundação pelas actividades ligadas ao mar e pela manutenção do navio Gil Eannes’, transformado em espaço museológico.

A Fundação Gil Eannes foi distinguida com o troféu ‘Excelens Mare’, pelas acções relacionadas com o mar e pela manutenção do navio ‘Gil Eannes’’.
Os Prémios ‘Excellens Mare’ têm como objectivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades nas actividades do Mar e são atribuídos pela ‘PwC - PricewaterhouseCoopers’.
O juri do concurso revelou que “a Fundação Gil Eannes nasceu no contexto da meritória acção dos cidadãos de Viana do Castelo que resgataram da sucata o icónico Navio Hospital ‘Gil Eannes’, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Este emblemático navio iniciou a sua actividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Após ter sido desactivado esteve quase para ser desmantelado, no entanto, o extraordinário gesto dos vianenses que, considerando-o património cultural e afectivo da cidade, o compraram, o reabilitaram e o transformaram num excelente espaço museológico, salvando assim este símbolo da epopeia da pesca do bacalhau.”
Desde que a gestão deste património foi entregue à Fundação Gil Eannes mais de um milhão de pessoas visitaram o navio.
O prémio foi entregue pelo residente do júri ‘Excellens Mare na Gala 2020’ e sócio da ‘PwC Portugal’ responsa?vel pelos assuntos do Mar. Miguel Marques.
Marcaram presença na sessão o presidente da Fundação ‘Gil Eannes’ e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, o vice-presidente da fundação, João Costa, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos.
A sessão decorreu na sala José Hermano Saraiva, a bordo do navio ‘Gil Eannes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho