Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende

Dia Mundial da Água convida a desfrutar das Sete Fontes

Galaicofolia anima Castro de S. Lourenço em Esposende

Cávado

2019-07-20 às 06h00

Redacção Redacção

Decorre este fim de semana no Castro de S. Lourenço, Vila Chã, mais uma edição da “Galaicofolia”, evento cultural, de lazer e entretenimento, organizado pelo Município de Esposende com o intuito de promover e divulgar o património concelhio, aliando a forte componente turística do evento, estrategicamente importante para o desenvolvimento económico do território.

Citação

Encenações, música e dança, gastronomia, queimada galaica e recriações que nos transportam ao passado, recordando o modus vivendi do povo. Património e natureza em perfeita harmonia, num evento cultural, de lazer e entretenimento, que vai animar o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, até ao próximo domingo, dia 21 de julho.

“A Galaicofolia é um evento de referência e relevante, enquanto eixo de sustentação do plano de desenvolvimento territorial e estratégico no desenvolvimento turístico de Esposende. Temos consciência da importância que a Galaicofolia representa para o turismo local, contribuindo, ainda, para a preservação da memória e identidade, ao apresentar aos turistas a essência e os significados do património local”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende. Para Benjamim Pereira “é importante atender às dinâmicas que podem ser estabelecidas entre o turismo, o património cultural, a história, o planeamento e a preservação. Essa forma global de atendermos à especificidade de cada evento permite a construção de uma sociedade harmoniosa”.

Em toda a zona envolvente ao povoado estão expostos animais domésticos e aves de rapina, um mercado, áreas com desafios de destreza e, para os mais pequenos, a diversão está no espaço Caturo, descobrindo a História local, através da dramatização de contos e lendas. Para concluir a visita, o espaço reservado à gastronomia, com iguarias da época, pão acabado de confecionar e queimada galaica.
O programa apresenta uma atividade constante, com muita música e danças galaicas, peças de teatro, workshops temáticos de ofícios (ferreiro, carpinteiro, tecelão e oleiro), demonstração de aves de rapina, teatro, fantoches ou combates de gladiadores, entre muitas outras atrações.

A organização disponibiliza transportes gratuitos, a partir da cidade de Esposende (na paragem junto ao Mercado Municipal) até ao local do evento e, nas imediações, estarão disponíveis parques de estacionamento, também eles gratuitos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho