Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Galeno mais completo num braga cada vez mais europeu
Empresários preocupados com aumento de infectados

Galeno mais completo num braga cada vez mais europeu

Segunda dose da vacina dá “mais esperança” e “segurança” aos profissionais de saúde

Galeno mais completo num braga cada vez mais europeu

Desporto

2020-12-05 às 06h30

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Extremo dos arsenalistas protagonizou, na Grécia, uma das exibições mais completas da carreira e está lançado para atingir os melhores números individuais de sempre. Oitava passagem da história.

É um dos principais desequilibradores do Sporting Clube de Braga nas manobras ofensivas e, em termos de verticalidade, não há outro no plantel às ordens de Carlos Carvalhal que ofereça tanto à equipa como Galeno. Rápido, tecnicista e cada vez mais influente. O jovem extremo de 23 anos, a cumprir a segunda temporada nos guerreiros do Minho, está num momento de forma assinalável e prepara-se para superar os máximos da sua ainda curta carreira.
Anteontem, na Grécia, onde foi considerado melhor jogador em campo, muito à custa do grande golo e das duas assistências que protagonizou, Galeno revelou uma eficácia de 50%, já que fez dois remates ao longo dos 90 minutos e ambos enquadrados com a baliza. O número 90 dos Guerreiros do Minho, segundo dados do portal GoalPoint, fez ainda três passes para finalizações dos colegas (dois dos quais resultaram em assistências para outros tantos golos) e obteve uma eficácia de passe assinalável, cifrada nos 88%. A juntar a isto, destaque para a eficácia em três dos cinco dribles que tentou ao longo dos 90 minutos e, também, para as sete recuperações de bola que operou durante a partida, algo que terá deixado Carlos Carvalhal satisfeito, num dado que é bem revelador do comprometimento defensivo que Galeno tem com a equipa.
A contar ainda com os números da temporada passada, Galeno é já o melhor assistente da Liga Europa, registando até ao momento oito passes para golo, suplantando a concorrência: Bukayo Saka, do Arsenal e Borna Barisic, do Rangers, ambos com seis assistências, e Juan Mata, do Manchester United e Éver Banega, do Sevilha, com cinco e quatro passes para golo, respectivamente.
Na presente temporada, em todas as competições (campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal), Galeno leva cinco golos em 13 jogos, pelo que se perspectiva que possa estar bem encaminhado para suplantar os melhores números da sua ainda curta carreira, conseguidos em 2016/17, ao serviço do FC Porto B, quando marcou 13 golos em 40 jogos. Na época passada, já no SC Braga, marcou sete golos em 41 partidas disputadas.
E depois da última exibição, o extremo foi eleito para a equipa da semana da Liga Europa.
Recorde-se que Galeno custou aos cofres dos Guerreiros do Minho 3,5 milhões de euros, que acordaram com o FC Porto a cedência de 50 por cento das mais--valias de uma futura transferência apenas num valor superior aquele que o SC Braga pagou para ter Galeno.
O jogador tem contrato até 2024 e uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho