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Geração Tecla coroada com mérito escolar

Ensino

2020-08-03 às 09h00

Paula Maia Paula Maia

Cruz Vermelha de Braga premiou os bons resultados obtidos pelas crianças que integram o Geração Tecla.E7G, um projecto que pretende combater o absentismo e promover o sucesso académico entre crianças pertencentes a grupos mais vulneráveis.

Citação

A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa voltou a premiar o mérito escolar das crianças que integram o projecto Geração Tecla.E7G, financiado pelo Programa Escolhas.
Este é o sexto ano consecutivo que a Cruz Vermelha premeia os que melhor cumpriram com a assiduidade, bom comportamento e bons resultados escolares e que participaram de forma activa nas actividades ligadas ao estudo e á educação não foram organizadas no âmbito do projecto.
A cerimónia deste ano decorreu em moldes diferentes dos habituais, tendo em conta o contexto actual, mas sempre com o mesmo objectivo de “valorização das crianças e jovens em contextos mais vulneráveis”, refere a entidade gestora do projecto.
A sessão contou com a presença de vários parceiros fundamentais para o trabalho desenvolvido. Para a entrega dos pré- mios estiveram presentes, o presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, Armando Osório, e um representante da XZ Consultores, empresa que oferece os prémios às crianças.
A Juventude da Cruz Vermelha de Braga agradece à XZ Consultores “o importante contributo desde o início desta iniciativa para a valorização do empenho destas crianças e jovens”.
O Geração Tecla.E7G desenvolve várias actividades ligadas à educação formal e não formal junto de 110 crianças em contexto escolar e respectivas famílias. No período mais intenso do confinamento social, com encerramento das escolas, representou o única forma de comunicação entre a escola e a família.
A coordenadora do projecto, Carina Silva, sublinhou que é com “grande entusiasmo” que assiste nos últimos anos a uma diminuição gradual do absentismo escolar e um aumento do sucesso escolar das crianças que são acompanhadas com mais regularidade, “o que vem reforçar a importância de projectos financiados para a área da inclusão social, que, na maioria das vezes, representam uma ponte que medeia as diferenças culturais e desconstrói estereótipos que são um bloqueador do sucesso escolar destas crianças”.

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